01.07.2010
Programação preliminar inclui palestrante da Universidade do Havaí

A Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e o MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) promovem o Seminário Estadual de Pesquisa e Produção de Biodiesel, a ser realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no auditório da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), localizado na Rodovia Admar Gonzaga, 1347,
em Itacorubi, em Florianópolis.

A conferência inaugural do evento será sobre a situação atual e as perspectivas do programa de biodiesel do MCT, e deve iniciar por volta de 10h15 de quinta-feira*. Na seqüência, representantes de Minas Gerais vão explicar suas experiências sobre a produção deste combustível diesel feito principalmente a partir de óleo vegetal ou gordura
animal.

A realidade local da Rede de Pesquisa e Produção de Biodiesel em Santa Catarina é tema da palestra das 13h30 do dia 19, que será proferida pelo Dr. Zenório Piana, Diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc. A estruturação e qualificação da rede está sob coordenação da Fapesc, a qual financia pesquisas sobre a produção do biocombustível a partir de resíduos de gordura e plantas oleaginosas no estado, incluindo análises sobre o potencial delas para cultivo no território catarinense.

Uma das instituições que conduz os estudos é a Furb (Universidade Regional de Blumenau) e alguns resultados sobre os processos para produzir biodiesel a partir de resíduos gordurosos estarão em pauta às 14:30. Às 15h, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentará suas conclusões sobre o uso dos mesmos resíduos, porém com metodologias diferentes, para chegar também ao biocombustível.

Conseguir biodiesel a partir de remanescentes florestais é a proposta que a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) apresenta como alternativa econômica para a agricultura familiar catarinense, às 15h30. A programação da tarde será encerrada com debates, após uma palestra a respeito da experiência da Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina) na produção de biodiesel em Santa Catarina.

Na sexta-feira, às 9h ocorre uma exposição sobre o programa de biodiesel da Petrobras. Logo depois, o Dr. Edson Silva, Diretor Técnico-Científico da Epagri fala do potencial de produção de biodiesel de origem vegetal no estado. Às 10h45, entram em cena pesquisadores da UFSC e da Universidade do Havaí, para abordar o uso de microalgas em pesquisas com fins semelhantes.

O seminário é apoiado por entidades como Epagri, Embrapa, UFSC, Furb, Petrobras e Fetaesc. Para saber mais sobre o evento, entre em contato com Alexandre Conceição, Coordenador de Projetos da Fapesc, pelo fone (48) 3215 1236 ou pelo e-mail conceicao@fapesc.sc.gov.br.

*Toda a programação é ainda preliminar e poderá sofrer ajustes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc