01.09.2010
Nos próximos dias 2 e 3 de setembro, em Belém (PA), o Sistema de Informação de Gestão de Projetos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (SigFap) terá sua primeira reunião técnica. A reunião acontece durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O encontro tem o objetivo de apresentar o software do SigFap aos representantes das fundações, bem como discutir possíveis melhorias para o sistema. O evento é organizado pelas FAPs do Pará (Fapespa) e do Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), tendo como convidados as FAPs do Amazonas (Fapeam), Sergipe (Fapitec), Piauí (Fapepi), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg) e Paraná (Fundação Araucária), que já utilizam ou estão em processo de implantação do SigFap.

A diretora técnico-científica da FAPEAM, Patrícia Sampaio define o SigFap como um grande sistema que permite o compartilhamento de dados relativo ao fomento à pesquisa, inovação e formação de recursos humanos. “Representa um grande salto, pois permite dimensionar o papel dos sistemas estaduais de ciência, compartilhar experiências e também o fortalecimento do Confap”, afirmou Sampaio.

Além disso, por meio do sistema, elaborado com a articulação dos dados das Fundações, será possível dimensionar a participação dos governos estaduais em ciência, tecnologia e inovação.

O diretor científico da Fundect-MS, Marcelo Turine, explicou que a reunião do projeto SIGFAP é uma estratégia de articulação e esclarecimentos entre as FAPs convidadas sobre a nova ferramenta.

“Temos um grande desafio para alcançar o objetivo estratégico do projeto, que é criar uma comunidade SIGFAP com as FAPs interessadas para o desenvolvimento colaborativo do projeto, mas com a obrigação de termos uma versão única na comunidade para facilitar a integração, aperfeiçoar a gestão e otimizar o uso de recursos financeiros”, disse Turine.

No conteúdo de apresentação estão as principais funcionalidades e ferramentas de desenvolvimento colaborativo do SIGFapespa e do SIGFundect. A partir das experiências estaduais, os participantes da reunião irão elaborar a Constituição do Comitê Gestor e a definição da agenda de implantação do SIGFAP.

O SIGFAP

O projeto Sistema de Informação de Gestão (SIG) teve início ainda em 2003 a partir da experiência Fundect-MS em criar um programa que agilizasse a submissão, análise, julgamento e prestação de contas dos projetos submetidos pelas FAPs.

Em 2005, o Laboratório de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pará (Labes/UFPA) firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e dois anos mais tarde a Fapespa entrou na tríplice parceria no desenvolvimento do software a partir do sistema Fundect on-line, iniciando sua implantação na Fapespa em 2008. As experiências somadas de cada uma dessas FAPs com o Laboratório de Engenharia da UFPA deu origem ao SigFap.

O sistema permite basicamente que o pesquisador ou bolsista que submeta seu trabalho a algum edital da FAP, possa gerar seu cadastro e se vincular quantas vezes for necessário aos editais lançados. Além disso, eles podem conferir se o projeto foi aprovado ou não, onde e em quais projetos o pesquisador está associado.

Ao final do processo o sistema finaliza uma submissão gerando um protocolo de segurança enviado automaticamente para o e-mail do proponente.

Fonte: Agência Fapeam