02.04.2010

Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o Prêmio é destinado aos que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação mais conhecidas do público.

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Divulgação Científica e Tecnológica, que contempla um pesquisador ou escritor que tenha contribuído na divulgação da CT&I para o público leigo. O vencedor desta 30ª edição será agraciado com R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a se realizar de 25 e 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas associações Brasileira de Divulgação Científica (Abradic); Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC); Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipt), Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

O resultado será anunciado pelo CNPq até 18 de junho. Para outras informações consulte o site http://www.cnpq.br/premios/2010/pjr/index.htm, ou o endereço eletrônico prêmios@cnpq.br .