03.02.2010

Nos experimentos instalados na primavera de 2009, a produtividade no sistema orgânico de produção atingiu mais de 80 toneladas por hectare. Os pesquisadores constataram que, além da alta produtividade neste sistema orgânico de produção, o custo de condução da lavoura é extremamente reduzido quando comparado ao atual sistema praticado pela maioria dos produtores.

Os conhecimentos gerados pelos pesquisadores do projeto hortaliças estão ao alcance de todos e são perfeitamente viáveis a todo e qualquer produtor de pepinos. Todas as sextas-feiras a equipe de pesquisa está à disposição para receber de técnicos e produtores. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3341 5223.

Santa Catarina é o principal produtor nacional de pepinos para picles, concentrando o maior parque agro-industrial brasileiro de conservas de hortaliças. A produção catarinense de pepino envolve mais de 3.500 produtores que cultivam cerca de 1.800 hectares. O cultivo é realizado por agricultores em regime familiar, que têm nesta atividade uma das principais fontes de renda da propriedade. A produção é direcionada para a indústria que beneficia o produto, encaminhando-o posteriormente ao mercado.

“O atual sistema de produção praticado pela maioria dos produtores envolve, muitas vezes, o uso exagerado e incorreto de agroquímicos para controle de pragas e doenças e de adubos minerais para nutrição das plantas”, afirmou o pesquisador da Epagri de Itajaí, Euclides Schallenberger revelando que o referido sistema, além de elevar o custo de produção, pode comprometer a qualidade da produção e prejudicar o meio ambiente.

A equipe de pesquisa em hortaliças da Estação Experimental da Epagri de Itajaí – EEI desenvolve trabalhos visando melhorar o atual sistema de produção de pepinos para picles, buscando reduzir custos de produção, garantir a qualidade da produção e proteção ambiental. As pesquisas estão direcionadas para o desenvolvimento de um sistema orgânico de produção de pepinos para picles. Entre os experimentos instalados pelos pesquisadores estão aqueles voltados ao manejo ecológico do solo, nutrição orgânica das plantas, controle biológico de pragas e manejo correto da cultura.

O controle da broca do pepineiro, principal praga desta cultura, foi realizado com aplicação de inseticida biológico. Esta aplicação se mostrou eficiente e de baixo custo.

A adubação das plantas foi realizada com composto orgânico, aplicado por ocasião do plantio. A elaboração do composto orgânico é uma prática de fácil execução, que demanda pouca mão-de-obra na sua obtenção. “Este sistema de adubação dispensa as inócuas adubações foliares praticadas por alguns produtores de pepinos”, garante Schallenberger.

Nenhum produto foi necessário para controle de doenças.  No sistema orgânico de produção desenvolvido pela equipe de pesquisa em hortaliças da EEI, dá-se condições favoráveis ao desenvolvimento da planta e desfavoráveis aos patógenos, o que dispensa a utilização de fungicidas.

Fonte: Engenheiro agrônomo, pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Itajaí, Euclides Schallenberger, no telefone: (47) 3341 5223, e-mail: schallenberger@epagri.sc.gov.br

Mais informações: Márcia C. Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), celular: (48 – 9602-0989), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br