03.09.2010

Deste ano até 2013 será conduzida a segunda etapa do programa Plataforma da Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (PLATIC), que conquistou o primeiro lugar no Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software em 2007. O prêmio é concedido pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, e visa a estimular a adoção de normas, métodos, técnicas e ferramentas da qualidade para tornar as empresas mais competitivas.

A primeira etapa do PLATIC foi executada entre 2004 e 2008 e resultou num conjunto de ferramentas para a padronização de processos e produtos de software que também qualificam a gestão de negócios. A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) e teve apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O PLATIC capacitou 349 profissionais na área de TIC e teve a colaboração de 61 pesquisadores, seis instituições de ensino e 49 empresas de Blumenau, Florianópolis e Joinville. Entre as principais conquistas do grupo estão a estruturação do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL-TIC/SC) e a realização do mapeamento das melhorias que o setor deverá implementa, como aumentar a competitividade dos produtos, criar estratégias de marketing, qualificar a mão de obra e padronizar processos.

O programa identificou também as principais barreiras à competitividade das empresas, promoveu a interação entre os atores do setor e ampliou a articulação entre empresas, governo e universidades.

Durante sua execução, foram realizadas pesquisas com mais de 85 empresas para levantamento das necessidades na área de formação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e serviços, além de reuniões e workshops.

O comitê gestor do PLATIC teve representação  de entidades como IEL/SC, Fapesc, Finep, Acate, Blusoft, Softville, Furb, Sucesu, SENAI-CTAI/SC, Sebrae, BRDE, Cetic. A entidade gestora é o IEL/SC, a executora é a Furb e as co-executoras são UFSC, Univali, Univille, Unisul, SENAI/SC e os pólos de TIC.

No âmbito do programa foram lançadas as publicações Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (volume 1), A Proteção Jurídica da Propriedade Intelectual de Software (volume 2) e o Manual Básico de Contratos de Software (volume 3).

Para saber mais, fale com a responsável pelo programa, Valéria Arriero Pereira, fone (48) 3231-4633.