03.11.2010

Uma aula inaugural marcou dia 25 de outubro, última segunda-feira, o início do curso gratuito em eletrônica realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O projeto visa a capacitação e aperfeiçoamento de cerca de 80 estudantes e profissionais de nível médio na área de eletrônica para a indústria de informática do estado. A parceria inovadora oferece bolsas de estudo para alunos, além da concessão de equipamentos para o IF-SC utilizar nos cursos da área.

Na cerimônia de abertura, realizada no auditório do Campus Florianópolis, estiveram presentes alunos, professores e autoridades das entidades envolvidas. O presidente da ACATE, Rui Luiz Gonçalves, ressaltou a necessidade de mão-de-obra no setor. “Esperamos que este não seja só um curso, mas um caminho para que vocês entrem no mercado de tecnologia”, aconselhou o empresário aos alunos.

Representando a reitora do IF-SC, Consuelo Sielski Santos , o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Marcelo Carlos da Silva, destacou a importância do projeto. “Esta iniciativa vai de acordo com nossa missão de contribuir com o desenvolvimento profissional e tecnológico no estado”, afirmou.

Foco

O curso é voltado para associados à ACATE, estudantes do IF-SC, comunidade em geral e trabalhadores que já atuam na área. As aulas serão realizadas no Campus Florianópolis e serão ministradas por professores do IF-SC. Após ver o anúncio do curso num mural do IF-SC, o aluno do curso superior de tecnologia em Sistemas Eletrônicos, Raphael Souza de Oliveira, não quis perder a oportunidade. “Mesmo já estudando na área, quero complementar meu currículo com esse curso”, disse.

Para incentivar a participação dos alunos do IF-SC, a FAPESC ofertou 25 bolsas de estudos no valor R$ 300,00/mês para aqueles que não estão trabalhando atualmente. Para os alunos que fazem parte da comunidade em geral também foram oferecidas 25 bolsas com as mesmas condições.

Serão realizadas aulas teóricas e práticas, ministradas em três encontros semanais de 4 horas cada, durante aproximadamente 8 semanas. As atividades ocorrerão nos turnos matutino (nível básico), vespertino (nível intermediário) e sábados durante o dia (nível avançado). A seleção dos inscritos foi feita pela ACATE.

Novos equipamentos

Um dos destaques desta parceria é que, para a realização do curso, o IF-SC recebeu equipamentos em comodato, ou seja, durante cinco anos as máquinas serão cedidas para o instituto – que poderá usá-las também para outros cursos oferecidos e em projetos de pesquisa. Entre os equipamentos concedidos estão estações de solda, multímetros, osciloscópios digitais, analisador lógico, computadores e um servidor. “São equipamentos que não teríamos como adquirir se não fosse por meio dessa parceria e que serão muito úteis nas aulas e para o aprendizado dos alunos”, destaca o coordenador do Curso Técnico de Eletrônica, Mauro Tavares Peraça. Os recursos tantos para a concessão de bolsas quanto para a compra dos equipamentos são oriundos da FAPESC.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IF-SC