04.06.2010

Cerca de oito mil empresas são beneficiadas pelas incubadoras e parques tecnológicos instalados no Brasil. O investimento retorna em produtos inovadores e em impostos arrecadados nos três níveis da Federação.

Por ano, R$ 500 milhões são aplicados e R$ 400 milhões retornam em impostos, segundo o diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec),Guilherme Ary Plonsky. “Um País em desenvolvimento precisar ter empresas inovadoras, sustentáveis e globais”, disse. “Esse é o papel das incubadoras. Ajudar e estimular as empresas a terem essas características,” observou.

Criado em 1984, o Programa Brasileiro de Parques Tecnológicos conta com 400 incubadoras em todo o País.  O diretor do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, destacou que o investimento em ciência e tecnologia precisar ser aliado ao papel das incubadoras. “Se não há campos de inovação que transformem o conhecimento e os recursos aplicados em serviços de nada adianta a aplicação de recurso em C&T”, afirmou.

O papel das incubadoras foi discutido na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). José Eduardo Fiates destacou que o desafio do governo federal é fortalecer o programa de incentivos e investimento em empresas inovadoras. “Temos várias prioridades além dessa. É preciso, por exemplo, que as políticas públicas de apoio às essas empresas sejam integradas”, listou.