05.04.2010

A compatibilidade entre o estudo preparatório apresentado nesta semana pela JICA (Japan International Cooperation Agency) e o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD) foi aplaudida pelo Prof. Diomário Queiroz, presidente Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). Também coordenador geral do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em SC (GTC) – que trabalhou junto ao Comitê da Bacia do Itajaí para concluir o PPRD –, o Prof. Diomário tem tentado articular competências para preparar o Estado para eventuais fenômenos naturais. Em reunião promovida dia 30, ele lembrou que supostos abalos são novidade em Santa Catarina. De fato, a experiência japonesa com terremotos vem em boa hora.