06.03.2010

Ainda que tenha passado da 134ª posição para a 222ª na última edição do ranking Webometrics (Ranking Mundial de Universidades na Web), a Universidade Federal de Santa Catarina se mantém como a primeira universidade federal entre instituições brasileiras. O levantamento pode ser acessado por países e no ranking Brasil a UFSC é a terceira melhor universidade.

A primeira instituição brasileira no ranking mundial é a USP (53ª colocação, também caindo em relação à pesquisa passada, em que estava na 38ª posição). A segunda colocada é a Unicamp, que caiu do 115° para o 143° lugar. Na primeira colocação do ranking mundial está a Harvard University, seguida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Stanford University.

O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Ministério da Educação da Espanha e publicada duas vezes por ano. A edição mais recente é de janeiro de 2010 e analisou 8 mil instituições acadêmicas. Os indicadores consideram especialmente o conteúdo de cada uma na internet. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na web é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação de saber.

Flutuações
Na nova edição, entre as cinco primeiras do ranking Brasil, todas caíram (veja abaixo as colocações). Mas de acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Menezes, as flutuações são frequentes nestes levantamentos.

?Qualquer classificação baseada em dados momentâneos está sujeita a oscilações, uma vez que depende apenas de `fotografias` instantâneas e não de dados analisados de forma sistemática e estatística?, considera a pró-reitora. Ela lembra que na classificação de seis meses atrás as universidades brasileiras subiram muitas posições e houve uma divulgação intensa na mídia, inclusive com matéria de destaque na Revista Pesquisa Fapesc. ?Mas não vejo a classificação atual e suas flutuações como reflexo de algum problema nacional?, considera Débora.

?O importante é que estamos mundialmente muito bem colocados e, no caso da UFSC, somos a primeira federal?, complementa sobre a nova edição do webometrics. Ela lembra também que a UFSC está entre as 5% melhores instituições do mundo no ranking mundial. ?Esta posição é muito significativa e não deve se alterar muito nos próximos levantamentos?.

Em sua opinião, ainda que rankings gerem polêmicas e devam ser vistos com cuidado, são importantes mecanismos de visibilidade das universidades. ?A divulgação de uma boa posição serve como um incentivo aos nossos docentes e pesquisadores e acaba por atrair bons estudantes para a UFSC, o que se reflete num circulo virtuoso. Temos procurado divulgar o bom desempenho da UFSC tanto no Webometrics como em outras avaliações internacionais e nacionais?, destaca a pró-reitora.

No final do ano passado, por exemplo, a UFSC publicou livro com os grupos de pesquisa da universidade. A edição, que está também disponível na internet, reúne os mais de 400 grupos de pesquisa da UFSC registrados no Censo 2008 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A publicação mostra que a Universidade Federal de Santa Catarina é a oitava instituição do Brasil com o maior número de equipes envolvidas no desenvolvimento científico e tecnológico nacional. São 422 grupos, 1.662 linhas de pesquisa, 2.862 pesquisadores, mais de 4 mil acadêmicos de graduação e de pós-graduação envolvidos em estudos.

No campo da pós-graduação (principal foco de geração do conhecimento científico brasileiro), a UFSC tem 56 mestrados e 42 doutorados, sendo o maior centro de pós-graduação de Santa Catarina e o segundo da Região Sul (a Universidade Federal do Rio Grande do Sul está em primeiro lugar). Em 2008 seus pesquisadores publicaram 823 artigos em revistas científicas internacionais, colaborando com o posicionamento da instituição em rankings do ensino superior, como o Webometrics.

Mais informações na UFSC:
– Professora Débora Peres Menezes / Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão / Fone: 3721-9716 / E-mail: debora@reitoria.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Dados Webometrics: