Cerca de 70 pesquisadores, professores universitários, técnicos e profissionais de instituições de pesquisa pública e do setor privado participam, de 9 a 13 de maio corrente, em Florianópolis, de uma Oficina de Desenho Industrial e do Curso de Gestão em Propriedade Intelectual – nível avançado – , que serão ministrados por especialistas do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O curso, que ocorre no plenarinho da Reitoria da UDESC, estava previsto como a última fase de um Acordo de Cooperação entre 10 instituições (Universidades, Governo e setor privado), renovado em 2009. O primeiro acordo e cursos, sempre em níveis básico, intermediário e superior, teve vigência nos anos de 2007 e 2008.

Nesses quatro últimos anos, centenas de profissionais vinculados às universidades federais e do Sistema ACAFE, das instituições privadas e do Governo foram sensibilizados, em seminários, sobre temas relacionados à Propriedade Intelectual, Ética Concorrencial e Combate a Pirataria. E foram capacitados, nos cursos, em Gestão em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Nesse último curso de Gestão em Propriedade Intelectual, os participantes serão capacitados em temas como: Prospecção Tecnológica, Transferência de Tecnologia, Financiamento à Inovação e Gestão de Ativos Intangíveis.

A FAPESC vem apoiando, financeira e logisticamente, tais cursos, considerando as exigências das Leis de Inovação (federal e estadual), bem como possibilitar às empresas inovadoras, aos pesquisadores e técnicos dos governos o acesso aos benefícios dessas legislações. Os resultados são extremamente positivos, tanto que, a partir de 2011, Santa Catarina deverá ser piloto num convênio entre o Estado e o INPI para a formação de empresários e profissionais dos outros setores em todas as regiões do estado.

Fonte: Randolfo Decker