07.06.2010
Foi realizada durante a 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, de 28 a 31 de maio, a abertura oficial no Brasil do Ano Internacional da Química. O AIQ será comemorado em 2011, em homenagem aos 100 anos da concessão do Prêmio Nobel de Química à Marie Curie (1867-1934).

O Ano Internacional da Química foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e será organizado internacionalmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

O objetivo é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. Este campo é fundamental para a compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais.

No continente americano, várias associações, como a American Chemical Society, a Federação Latino-Americana de Sociedades/Associações de Química e a Sociedade Brasileira de Química já estão envolvidas na promoção de atividades voltadas à popularização dessa área do conhecimento.

Na Assembléia Geral da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química foi empossado o novo presidente eleito para o biênio 2010-2012, o professor César Zucco, do Departamento de Química da UFSC, diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Também foi designada a nova Diretoria Nacional, o Conselho Consultivo e os Secretários Regionais. Pela Secretaria de Santa Catarina foram empossados os professores Nito A. Debacher-UFSC (secretário), Jair Juarez João-Unisul (vice-secretário) e Hugo Galhardo-UFSC (tesoureiro).

A 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em 2011, será realizada em Florianópolis, de 25 a 28 de maio, no Costão do Santinho. O evento será organizado conjuntamente pela SBQ e uma comissão do Departamento de Química da UFSC. Várias ações serão planejadas para divulgar a contribuição da ciência Química para o bem-estar da humanidade.

Mais informações sobre o Ano Internacional da Química:

– www.unesco.org/science