07.12.2010

No ano internacional da biodiversidade as Secretarias de Estado do Planejamento, da Educação, da Agricultura, de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Epagri, Fatma, Fapesc e Udesc realizam o 1º Seminário sobre a Biodiversidade Vegetal Catarinense, nos dias 7 e 8 de dezembro, a partir das 8:30 h,  no auditório da Epagri, situado à Rodovia Admar Gonzaga, 1347, no bairro do Itacorubi, em Florianópolis. O evento integra as ações do Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – Plantas Nativas. Inscrições antecipadas através do site: www.spg.sc.gov.br

O Seminário vai abordar as ações relacionadas à conservação da biodiversidade vegetal no âmbito federal e estadual. Também serão apresentados temas como inventário florístico florestal de Santa Catarina, espécies ameaçadas, herbários de Santa Catarina, educação ambiental, além de projetos sociais e produção de mudas nativas no Estado.
No final do Seminário, está prevista a realização de uma plenária, a fim de recolher sugestões dos participantes visando à elaboração de uma política estadual de biodiversidade.

O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – Plantas Nativas foi lançado pela Secretaria do Planejamento em setembro de 2009, e busca a valorização da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental por meio da reintrodução de plantas nativas em todo o Estado e de ações em educação ambiental nas escolas da Rede Pública Estadual.

O ano de 2010 foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Ano Internacional da Biodiversidade com o propósito de aumentar a consciência pública sobre a importância da preservação da biodiversidade, por meio de ações locais, regionais e internacionais. O Ano Internacional da Biodiversidade tem como objetivo a reflexão sobre os esforços empreendidos, a celebração dos êxitos alcançados e o incentivo à tomada de medidas necessárias para a redução das perdas de biodiversidade.
Sensível a esse apelo, ao lançar o Projeto Acorde Plantas Nativas, mediante Decreto Estadual nº 2.634, de 21 de setembro de 2009, o Governo de Santa Catarina manifestou interesse em estabelecer uma política pública destinada a promover o estudo, o cultivo, o plantio e a valorização de plantas nativas no meio ambiente urbano e rural do Estado, como estratégia de conservação da biodiversidade.

PROGRAMAÇÃO:

7/12/2010 (terça-feira)

8h30 às 9h – Inscrições
9h às 10h10 – Abertura
10h10 às 10h30 – Entrega do Prêmio “Valorização da Biodiversidade Catarinense 2010”, por Antônio Diomário de Queiroz, presidente da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina)
10h30 às 10h45 – Intervalo
10h45 às 11h05 – Apresentação Projeto Acorde Plantas Nativas, por Norton Flores Boppré, diretor de Planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento
11h05 às 12h – Ações do Governo Federal visando à valorização e conservação da biodiversidade vegetal, por João de Deus Medeiros, diretor de Florestas do Ministério do Meio Ambiente
12h30 às 14h – Intervalo
14h às 15h15 – Mesa Redonda Ações do Governo Estadual sobre biodiversidade vegetal em Santa Catarina, por Antônio Diomário de Queiroz, presidente da Fapesc, representante da SED (Secretaria de Estado da Educação) e representante da SDS (Secretaria de Estado
do Desenvolvimento Sustentável)
15h15 às 16h10 – Biocidades, com Erica Costa Mielke, engenheira agrônoma da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba
16h10 às 16h25 – Intervalo
16h25 às 17h10 – Produção de Mudas em Santa Catarina, com representante da Rede Semente Sul/UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
17h10 às 18h Produção de Mudas Nativas em Santa Catarina – Produção de mudas geneticamente adaptadas para programas de conservação, com Kurt Bourscheid, consultor ambiental.

8/12/2010 (quarta-feira)

8h30 às 9h – Inscrições
9h às 9h35 – Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina – Composição e Estrutura de Remanescentes da Floresta Estacional Decidual em Santa Catarina, por Alexander Christian Vibrans, da FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau)

9h35 às 10h05 – Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina – Caracterização Genética de Espécies Vegetais, por Adelar Mantovani, pós-doutorado da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina)
10h05 às 10h20 – Intervalo
10h20 às 11h05 – Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina – Sistema de Informações Florestais, por Joelma Miszinski, da Epagri/Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos)
11h05 às 12h – Herbários Catarinenses: Estado da Arte, por Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi, doutora da Udesc/CAV (Universidade do Estado de Santa Catarina)
12h30 às 14h – Intervalo
14h às 14h45 – Espécies vegetais ameaçadas de extinção em Santa Catarina, por Ademir Reis, da Universidade Federal de Santa Catarina
14h45 às 15h30 – Programa estadual de espécies exóticas invasoras, por Beloni Terezinha Pauli Marterer, analista técnica em Gestão Ambiental da Fatma (Fundação do Meio Ambiente)
15h30 às 16h40 – Propostas dos diferentes setores para a conservação da biodiversidade vegetal de Santa Catarina, por representante da SDS, UFSC, organização civil, coordenadora geral da FEEC (Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses), iniciativa privada, e Battistella Florestal
16h40 às 17h10 – Plenária: Propostas para a conservação da biodiversidade vegetal de Santa Catarina
17h10 às 17h25 – Intervalo
17h25 às 17h40 – Leitura da Minuta da Carta de Intenções
17h40 às 18h – Encerramento

Mais informações: Jornalista Carolina Tancredo Damiani, nos telefones (48) 8842.8943/ 3215.1319/ 3215.1332, e-mail carolina@spg.sc.gov.br.
Secretaria de Estado do Planejamento e/ou Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), celular: (48 – 9602-0989), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br