08.01.2010

Sapiens Parque será sede de projeto inovador que usará novas tecnologias para apresentar Brasil aos visitantes

O convênio para o desenvolvimento do projeto ‘Copa 2014 Bis’, liderado pela Fundação CERTI, prevê projetos para exibir a criatividade e o talento brasileiro em áreas como meio ambiente, ciência, tecnologia e educação. A iniciativa será oficializada hoje (sexta-08), às 15h30, no Centro Administrativo do Governo do Estado, com a participação do governador Luiz Henrique da Silveira, de Eduardo Costa, diretor da FINEP, Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI e Saulo Vieira, presidente do Sapiens Parque (sede do projeto).

“Florianópolis perdeu a chance de sediar um grupo da Copa, mas ganhou a oportunidade para liderar um grande projeto de inteligência da Copa de 2014”, avalia Costa. Santa Catarina já integra o programa desde a concepção e recebeu elogios do presidente Lula depois da apresentação, em outubro do ano passado. O nome ‘Copa 2014 Bis’ é uma referência para associar a Copa a um dos maiores inventos da humanidade, o avião do brasileiro Santos Dumont.

O projeto será coordenado pela Fundação CERTI e sediado no Centro de Inovação do Sapiens Parque, com inauguração prevista para março próximo. Inicialmente, o programa vai trabalhar com sete potenciais projetos envolvendo temas como convergência digital, energias renováveis, interatividade e internet, que serão desenvolvidos em parceria com diversas instituições de ciência tecnologia do país.

Com um perfil multitemático, o Sapiens Parque será um dos laboratórios que irá desenvolver e aplicar os projetos. De acordo com José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque e membro da Fundação CERTI, “a Copa no Brasil será uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo e ao próprio país que não somos criativos apenas no futebol. O Brasil tem potencial e é referência em várias áreas. Queremos valorizar e difundir isso”.

A Fundação CERTI, que recebeu o Prêmio Nacional de Inovação da FINEP, vai aproveitar as experiências da Copa 2010 para começar o planejamento e divulgação do projeto.