08.04.2010
Instalada na incubadora CELTA, da Fundação CERTI, a empresa Welle Laser acaba de lançar o primeiro laser Nd:YAG da América Latina. A aplicação desse feixe de luz, com auxílio do software desenvolvido pela Welle, permite marcação em polímeros, metais e cerâmica. Além de extremamente robusto, o novo laser desenvolvido pela empresa abre portas para a tecnologia nacional de ponta e equipe de assistência técnica especializada.

Possibilidade de várias tonalidades de cores sem uso de tinta é um dos diferencias dessa tecnologia. Além de ecologicamente correta, a solução oferece precisão, velocidade e segurança, uma vez que a marcação é de difícil remoção e pode ser codificada. Ainda novidade no Brasil, o laser Nd:YAG é amplamente utilizado na área de saúde, como medicina e odontologia. O investimento da Welle, no entanto, quer beneficiar outros mercados e agregar valor aos produtos de empreendimento nacionais que vão desde embalagens de cosméticos até toda a cadeia industrial metal-mecânica com foco em rastreabilidade.

Um exemplo a que se aplica o laser Nd:YAG é para marcação de instrumentos odontológicos e cirúrgicos. “Como os materiais são esterilizados em alta temperatura, atualmente, usa-se tinta especial. Porém, além do alto custo e de apresentar risco para o paciente, a gravação acaba sendo removida com o tempo. O laser veio para suprir a necessidade desse mercado com a vantagem de ser permanente e extremamente preciso”, explica o diretor Comercial da Welle Laser, Rafael M. Bottós.