08.06.2010

O Portal de Periódicos será destaque de uma edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) neste ano. Será uma publicação especial em comemoração ao aniversário de 10 anos da biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na edição, serão publicados artigos e documentos sobre o Portal de Periódicos. Com isso, a Revista busca retratar o Portal e traçar os desafios da experiência brasileira de promoção ao acesso à informação científica em meio digital. A edição tem caráter multidisciplinar, podendo receber propostas de diferentes áreas do conhecimento.

Pesquisadores interessados devem enviar os artigos até o dia 31 de julho. Vale dizer que os artigos devem obedecer as normas de publicação da revista e serão submetidos ao processo de avaliação pelos pares. O endereço eletrônico para o envio é: rbpg@capes.gov.br

O edital com detalhes para a produção pode ser acessado pelo link: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Edital019_PublicacoRBPG.pdf.

Portal de Periódicos
Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma conquista da comunidade acadêmico-científica brasileira. Atende a um grupo de mais de 300 instituições, dentre instituições públicas e privadas de ensino superior, institutos de pesquisa e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Oferece acesso gratuito a mais de 23.000 títulos de periódicos em texto completo, com o que de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo.

Em 2009, o Portal de Periódicos teve o total 65.029.660 de acessos em todo Brasil. É uma média de 5.419.138 de acessos por mês. A cada minuto, são 123 consultas no acervo virtual. Estatisticamente é possível dizer que o Portal é acessado a todo instante, pois tem uma média (teórica) de dois acessos por segundo.

RBPG
Lançada em agosto de 2004, a revista é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos.

Com uma média de 8,5 mil a 10 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.

A publicação é distribuída para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de estar disponível na página da Capes.

Fonte: Capes