08.07.2010
A Fundação de Amparo à Pesquisado Estado do Piauí – FAPEPI está implantando o SIGFAPEPI (Sistema de Informação de Gestão), que mudará radicalmente a operacionalização e logística de trabalho interna, nos diversos setores da Fundação, e também externa, pois todos os seus clientes (pesquisadores, professores, bolsistas) se relacionarão pelo sistema, de forma on line. Com o sistema implantado, várias vantagens serão concebidas, uma delas é a economia de papel, já que todos os processos serão por internet, outra vantagem é o melhor aproveitamento do tempo, pois os beneficiados pela FAPEPI raramente precisarão se deslocar até a instituição. O novo sistema passará a funcionar em breve, quando do lançamento do próximo edital.

O SIGFAPEPI é um sistema de informática, cujo objetivo é informatizar os processos e as diversas demandas da Fundação. A partir dele a maioria dos procedimentos, como lançamento de editais, submissão de propostas dos pesquisadores, formulação dos processos, resultados, prestação de contas, comunicação entre a FAP, o pesquisador e demais públicos serão feitos de forma on line, objetivando a otimização e segurança dos procedimentos, economia de recursos, de tempo e uniformização dos trabalhos.

O SIGFAPEPI foi desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia de Softwares (LEDES) da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sob a responsabilidade do líder de Programação Edie Correia Santana, que está em Teresina aplicando o treinamento do novo sistema para os profissionais da área técnica da FAPEPI, com monitoramento dos profissionais de Informática da Fundação. O treinamento está acontecendo no Laboratório de Línguas da UESPI, durante três dias.

Edie Santana informou que desenvolveu o sistema em parceria com a FUNDECT, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul, Fundação esta que já possui o SIGFUNDECT, bem como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, a FAPITEC (Sergipe) e a FAPESPA (Pará).

“Em 2002, a FUNDECT definiu como necessidade básica para a melhoria da gestão dos projetos de pesquisa o uso de um sistema de informação na Internet. Então, neste mesmo ano, houve a parceria com o Departamento de Computação da UFMS para especificação dos requisitos e implementação do sistema (em módulos) e de forma incremental (componentes). O resultado: melhoria da gestão dos projetos, rapidez no julgamento das propostas, economia de recursos gastos, transparência na prestação de contas, entre outros”, explicou Edie Santana.

A diretora Administrativa-Financeira da FAPEPI, Francisca Aguiar, disse que com o SIGFAPEPI “haverá desburocratização e descentralização das informações. Os pesquisadores poderão acompanhar pela internet o andamento dos seus processos, sem precisar se deslocar até a FAPEPI. O acesso e a economia são as principais vantagens desse sistema e todos só terão a ganhar”, disse Aguiar, informando que numa segunda etapa haverá treinamento específico para o pessoal da área financeira, o qual aprenderá como lançar as prestações de contas e outros procedimentos da área via on line.

Mais informações: 3216-6090 e 9988-5050
Fonte:  Márcia Cristina / FAPEPI