09.02.2010

Projetos de designers, empresas, estudantes, pesquisadores e criadores podem participar da terceira edição do IDEA/Brasil com inscrições no site www.ideabrasil.com.br. O objetivo é promover o design brasileiro, por meio de ações como exposição dos produtos finalistas em capitais brasileiras e no exterior.

Considerado o Oscar do design, o IDEA/Brasil é a versão nacional do mais importante prêmio desse segmento dos Estados Unidos, o IDEA – International Design Excellence Award. Criada há mais de 30 anos, a versão norteamericana aponta às tendências e a excelência do design no mercado americano e mundial. Seguindo os mesmo passos, a iniciativa da Associação Objeto Brasil (http://www.objetobrasil.com.br), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) conquistou resultados importantes no país e no exterior desde sua primeira edição, em 2008, com participação de produtos de diversas áreas.

Ao todo, a versão nacional premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma:

Comerciais & Industriais
Lazer & Recreação

Médicos & Científicos

Escritório

Estratégia de Design
Embalagens

Ecodesign
Acessórios Pessoais

Entretenimento

Ambientes

Casa
Transportes

Design de Interface
Joias

Em 2009, o IDEA/Brasil premiou 103 projetos e produtos brasileiros. Para cumprir o quesito inovação, somente produtos lançados nos dois últimos anos podem ser inscritos.

Para participar do IDEA/Brasil, cobra-se uma taxa para cada fase do prêmio. Estudantes pagam taxa única de R$ 50,00 por produto/projeto inscritos. O valor promocional, que vai até dia 12 de fevereiro, é de R$ 120,00 para associados da Objeto Brasil e R$ 150,00 para não associados. Após essa data as inscrições custarão, respectivamente, R$ 156,00 e R$ 196,00.

A Melhoria nos Negócios é Marcante

Empresas de grande, médio e pequeno porte avaliaram de forma positiva os resultados da premiação. Destaque Ouro na categoria Acessórios Pessoais da edição 2008 do IDEA/Brasil, a sócia da Cia Mao, Priscila Callegari, percebeu diferença no seu mercado de atuação. “Nossos fornecedores começaram a entender que nosso produto é diferente. Tivemos acesso a matérias-primas diferenciadas, vendidas apenas aos grandes compradores”, revela.

O prêmio também contribuiu para o crescimento no exterior no caso da ZipLux, empresa Ouro em 2008 em Comerciais e Industriais.“A nossa participação no IDEA/Brasil foi muito importante, pois nos ajudou a mostrar o ZipLux para o Brasil e o mundo. O prêmio mudou o ambiente em torno do produto, chamando a atenção da mídia, abrindo novos mercados”, disse Walen Nogueira, sócio da empresa.
Para a coordenadora do prêmio e diretora executiva da Associação Objeto Brasil, Joice Joppert Leal, o fato de os premiados e finalistas poderem utilizar o selo do IDEA em seus produtos é um dos principais incentivos à participação no certame. “O design é fundamental para incrementar nossas exportações. Se nos anos 80, o principal fator de qualidade era a aquisição do certificado ISO 9000, hoje este papel é cumprido pelo design, que se tornou o grande foco do consumidor mundial”, afirma.

Catarinenses que foram destaque em 2008

O utilitário Stark desenvolvido pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), de Joinville, foi o grande vencedor do Prêmio IDEA/Brasil de 2008, na categoria Transportes. Também levaram Ouro os seguintes produtos: Cadeira Odontológica, da Kavo do Brasil, de Joinville, na categoria Médicos e Científicos; e Lavadora Portátil Superpop, da Mueller Eletrodomésticos, de Timbó, na categoria Casa. Veja aqui os outros produtos e profissionais de Santa Catarina que foram contemplados nas diversas categorias de prêmios 2008.

Prêmio Ouro na categoria Veículos Automotivos do IDEA/Brasil 2008: utilitário Stark, desenvolvido pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), de Joinville.

Catarinenses que foram destaque em 2009

O designer Jairo da Costa Junior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), levou o Ouro para Itajaí com a Cadeira de Rodas Esportiva na segunda edição do IDEA/Brasil. Mais do que o reconhecimento nacional, os premiados brasileiros são automaticamente inscritos na versão internacional do prêmio promovida pela IDSA — entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble. Além disso, Jairo ganhou um retorno de mídia com suas histórias e ideias repercutidas em publicações conhecidas internacionalmente, como New York Times, Wall Street Journal e outros.