09.06.2010

Com know-how e experiência de mais de 10 anos no desenvolvimento de soluções para telecomunicações, a empresa catarinense Suntech participa da Interseg – 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública, que acontece de 13 a 15 de junho, em Florianópolis (SC). Uma das novidades a ser apresentada no evento é o Lince, que gerencia os dados encaminhados de operadoras de telefonia para a polícia. Pioneiro no Brasil, o sistema deverá garantir segurança e qualidade no envio de informações interceptadas legalmente para os centros policiais. “Percebemos que a transmissão dos dados estava sendo indeferida e que isso acabava atrapalhando o processo de investigação das autoridades de segurança”, revela o presidente da Suntech, Maurício Dobes.

Atualmente, a disponibilização das comunicações dos assinantes das operadoras para a polícia é obrigatória por lei, mediante solicitação judicial. No entanto, a qualidade e segurança do envio desses dados não são controladas. Como são transmitidos pela rede pública, estes dados ficam suscetíveis a falhas, como congestionamento na rede, perda de chamadas ou até dados corrompidos.

Estande com a TruePosition

A novidade é que nesta 10ª edição do evento, a Suntech estará com estande em parceria com a TruePosition, empresa norteamericana que desenvolve tecnologia para hot zone (áreas críticas que exigem alto nível de supervisão e segurança). Com a tecnologia, a empresa consegue localizar, por exemplo, celulares que acionaram o número de emergência do país a uma precisão de 15 a 20 metros. “Estamos negociando o estreitamento da parceria com a Trueposition visando projetos de segurança para a Copa 2014”, afirma Dobes.

O estande da Suntech ainda apresentará ao mercado de segurança os produtos Certimarca, tecnologia de marcação para documentos oficiais que pode ser lida via celular; o Satcel TETRA, plataforma de gerenciamento de performance de sistemas de comunicação TETRA e o Vigia, plataforma de mediação de interceptações legais.