10.03.2010

O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima abre a Mostra, nquarta-feira, 10 de março, às 9h, no Centrosul em Florianópolis. O objetivo principal da exposição, que vai até o dia 14 de março, é apresentar a contribuição e o potencial da região Sul para o desenvolvimento nacional.

A Epagri participa da Mostra promovendo 4 minicursos sobre plantas bioativas, apicultura, turismo rural e maricultura e apresentará em seu estande dois aquários montados pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap) com os cultivos da maricultura, ostras, mexilhões, vieiras e a mais recente pesquisa do Centro que é a macroalga. Também estará sendo apresentado o Pluviologger, equipamento hidrometeorológico de baixo custo que tem a finalidade de conhecer o clima local, gerando informações confiáveis de níveis de chuva, temperatura, vento, umidade do ar, molhamento foliar, etc.

Graças a uma solução de software própria, esses dados são coletados pelo equipamento a cada dez minutos e enviados automaticamente, em intervalos horários, para o banco de dados da Epagri/Ciram. A transmissão é feita via sinal de celular a um custo muito baixo e a tecnologia funciona com qualquer operadora de telefonia móvel.

Além do software e toda o hardware necessário para seu funcionamento – conjunto chamado de caixa ambiental – a equipe da Epagri/Ciram desenvolveu também sensores que medem precipitação e molhamento foliar, tudo para baixar o custo total do equipamento. Esses componentes são produzidos por empresas catarinenses que atuam em parceria com a Epagri/Ciram.

“A Mostra é importante porque dá visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela Epagri”, acredita o diretor da empresa, Humberto Brighenti, lembrando que no estande estarão sendo oferecidas maçãs aos visitantes e haverá distribuição de sementes de hortaliças.

Cada curso ministrado por pesquisadores e técnicos da Epagri contará com duas turmas. O de apicultura e turismo rural tem 100 vagas por curso e o de plantas bioativas e maricultura, possui 30 vagas por curso.

Atividades culturais, rodada de negócios e oficinas também estarão acontecendo durante a Mostra e a programação completa do evento pode ser acessada por meio do site: www.mostranacional.com.br/prog_diaria.html

Mais informações: Márcia Sampaio/Assessoria de Imprensa/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3239-5503), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br