Foi produzido em Santa Catarina o primeiro carro nacional que comporta uma cadeira de rodas no lugar do assento do motorista e, em vez de pedais, tem comandos manuais para permitir sua condução por quem tem problemas nas pernas. Os cadeirantes não precisam de ajuda nem para entrar no veículo, pois seu acesso é facilitado por um elevador elétrico, acionado por controle remoto.

“Foi a minha necessidade que gerou o protótipo: meu maior problema era entrar e sair dos carros, Também sempre tinha que ter alguém que me auxiliasse e guardasse a cadeira no bagageiro”, afirma Márcio Henrique David, cadeirante e idealizador do PRATYKO, o carrinho para uma pessoa desenvolvido em Lages, com recursos da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). Esse órgão do governo estadual repassou R$50 mil à equipe por considerar a proposta de criação do veículo como uma das melhores submetidas ao Programa Sinapse de Inovação, em 2009.

“O programa foi fundamental para a execução desse projeto. Além dos recursos da Sinapse, já haviam sido gastos em torno de R$ 15 mil (investimentos próprios), mas só o fato de existir um programa como esse já é um fator de estímulo aos empreendedores catarinenses”, diz Sérgio Murilo Schutz, colaborador da Proeza Soluções Mercadológicas, que construiu o protótipo do PRATYKO. “Visamos produzir até 100 veículos por ano. Acreditamos ser essa uma meta plausível e atingível, mas temos ainda um longo caminho a percorrer. Não queremos ficar apenas no protótipo. Nosso objetivo agora é captar recursos e ter apoio técnico que nos permita investir esses recursos em algo que trará benefícios aos nossos futuros clientes, colaboradores e à região.”

A Proeza pretende fabricar os carros em Santa Catarina, gerando 20 empregos diretos logo num primeiro momento. “Empreender é nossa meta e o resultado será uma nova empresa, novos postos de trabalho, um novo produto no mercado nacional e internacional, e muitas pessoas assistidas pela tecnologia que estamos ajudando a desenvolver”, acrescenta Márcio David.

Segundo os fabricantes, o PRATYKO foi construído com chassi exclusivo, pensado para dar conforto e segurança ao usuário. A reposição das peças tem custo reduzido, visto que são produzidas em grande escala.

A condução é parecida à de um carro automático normal, exceto pelo fato de que o PRATYKO não possui pedais: os comandos são todos manuais. “Adotamos um motor de 250 cilindradas, mas acreditamos que no projeto final usaremos um motor de 600 cilindradas”, explica David, um dos dois sócios da Proeza Soluções Mercadológicas Ltda. O outro, Gilberto Mesquita, também está confiante sobre a evolução do protótipo, que pode resultar até num conversível para 2 pessoas.

 

O modelo original é anunciado no site www.pratyko.com.br.  “Nosso site já foi visitado em mais de 25 países e recebemos vários e-mails pedindo informações sobre o veículo.
Estamos vendo a repercussão dele na mídia e acima disso, estamos recebendo contatos de quem realmente se interessa em ter um carro como esse.”

A equipe Mão Na Roda, que deu origem ao PRATYKO, foi convidada a apresentar seu trabalho no lançamento do Programa Sinapse da Inovação 2011. Também se candidatou e teve sua inscrição homologada para concorrer ao Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina, outra promoção da FAPESC. As inscrições ao prêmio seguem abertas até 30 de março.

 

Confira a equipe atual do projeto:


Gilberto Mesquita
: Técnico Eletrônico que trabalha com equipamentos de solda, mecânica e automação.

 João Frank Gil: Técnico em Eletrônica e Cientista da Computação, especialista em Redes de Computadores. Trabalha com componentes eletrônicos, computadores e automação

Marcio Henrique David: Técnico em Informática e cursando Ciências da Computação, Especialista em criação de Home-Page com banco de dados e programação WEB.

Prof. Sérgio Murilo Schutz, Msc: Técnico em Eletrônica, Cientista da Computação, Mestre em ciência da Informação. Coordenador dos Cursos de Ciência da Computação e do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores. Trabalha com desenvolvimento de softwares para baixo nível, controle e automação de mecanismos diversos, componentes eletroeletrônicos.

 

Para saber mais, entre em contato com:

Márcio Henrique David – Fone (49)9923-8605 – E-Mail: marcio@pratyko.com.br

Gilberto Mesquita –  Fone (49)9982 – E-Mail: gilberto@pratyko.com.br

Sérgio Schutz – E-mail schutzsm@gmail.com

Fonte: Heloisa Dallanhol/Assessora de Imprensa da Fapesc