11.02.2010

O Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em SC (GTC) realiza em Florianópolis curso de multiplicadores em gestão de risco de desastres naturais. As aulas acontecem entre os dias 22 e 26 de fevereiro, das 8h às 18h, no campus da Unisul Norte da Ilha, em Florianópolis. O curso é resultado de uma parceria entre o Ministério das Cidades, a Unisul e outras instituições, inclusive a Epagri,  reunidas por meio do GTC.

O curso é voltado para profissionais com atuação em desastres naturais, como por exemplo engenheiros, agrônomos, técnicos em geotecnia, cartografia, geoprocessamento etc. As vagas são limitadas (em torno de 30) e a intenção é atender, neste momento, os que estão mais envolvidos com o GTC. As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas à professora Regina Davison Dias, da Unisul,  pelo e-mail regina.dias@unisul.br. No mês de março acontece uma segunda edição do curso em Blumenau.

“A idéia é formar profissionais habilitados a aplicar metodologia de mapeamento de áreas de risco desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) em conjunto com o Ministério das Cidades”, explica Hugo Braga, pesquisador da Epagri/Ciram e um dos coordenadores técnicos do GTC.

Segundo ele, o curso de multiplicadores visa a construção de uma rede de assistência técnica, capaz de dar suporte aos municípios e ao governo do Estado para realização de atividades de mapeamento, elaboração de planos e projetos. Além disso, também se espera que essa atividade possibilite a implementação de cursos similares para treinamento e capacitação permanente no tema de equipes municipais. Para tanto, serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas.

Sobre o GTC
O GTC foi criado pelo governo do Estado em dezembro de 2008, após as fortes chuvas que atingiram o estado no mês anterior. Multidisciplinar, o grupo reúne profissionais de diversas instituições estaduais e nacionais e tem na Epagri/Ciram e na Fapesc seus suportes técnicos.

Mais informações com a professora Regina Davison, pelo fone (48) 9113-7007.