11.06.2010

Está no ar a versão experimental da Agência Ciência em Pauta, projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico, ligado ao Departamento de Jornalismo da UFSC. A agência produz material jornalístico sobre ciência, tecnologia e inovação, tomando como referência a produção desenvolvida na UFSC. A publicação das reportagens por outros órgãos de comunicação é livre, desde que citada a fonte.

Entre as primeiras produções estão materiais sobre desastres naturais em Santa Catarina; projeto que colabora com a implantação de centros de apoio à agricultura; iniciativas de divulgação da astronomiana UFSC; estudos sobre petróleo e impactos ambientais, além de um especial sobre o naturalista Fritz Müller.

O portal traz também seção de notas, agenda das defesas de teses e dissertações desenvolvidas nos programa de pós-graduação da UFSC. A agência será responsável pela promoção periódica de cursos e workshops sobre divulgação científica para jornalistas e pesquisadores.

O planejamento da equipe formada por estudantes do Curso de Jornalismo, coordenados pela professora Tattiana Gonçalves Teixeira, prevê ainda que ao final de cada semestre letivo seja publicada coletânea com os melhores textos e imagens do portal. Este material será distribuído para bibliotecas públicas e para professores e alunos de ensino médio, em especial de Florianópolis onde, de acordo com o Educacenso, da Secretaria Estadual de Educação, estão matriculados 14.942 alunos no ensino médio das redes pública e privada.

”Acreditamos que este material poderá ser usado em classe, como apoio pedagógico”, explica a professora Tattiana Gonçalves Teixeira.
A agência de notícias Ciência em Pauta tem apoio do Ministério da Educação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC e da Agência de Comunicação (Agecom).

Mais informações: Tattiana Gonçalves Teixeira / (48) 3721-4838 / 3721-6595 / tattianaufsc@gmail.com