alt Alvaro Prata é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, onde está há 30 anos

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Alvaro Toubes Prata, receberá às 15h da próxima segunda-feira, dia 11, em Brasília, o Prêmio Anísio Teixeira, uma das mais importantes condecorações na área da educação no país. A solenidade, que faz parte das comemorações dos 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), será realizada no Palácio do Planalto, com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Alvaro Prata é o atual vice-presidente da Associação das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que congrega reitores de todas as universidades federais brasileiras.

Graduado em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC e doutor em Mechanical Engineering pela University of Minnesota (EUA). É professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, onde está há 30 anos, e atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão.

De 2000 a 2004 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. É pesquisador nível 1A no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência.

“A premiação me deixa muito honrado, mas ela também contempla a Universidade Federal de Santa Catarina”, afirma Alvaro Prata, que teve uma atuação importante como pesquisador em projetos realizados com o apoio da Capes e que, nos anos em que foi pró-reitor, acompanhou de perto os programas e as políticas dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Concedida a cada cinco anos, a condecoração reconhece o trabalho de personalidades que tenham contribuído de forma relevante para o ensino e a pesquisa no país. “Anísio Teixeira foi um grande educador e é o responsável pela visão mais pública e ampliada da educação que temos hoje”, destaca o reitor da UFSC.

O Prêmio Anísio Teixeira 2011 será entregue ainda ao ex-presidente da Andifes, Nelson Maculan, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e aos professores Luiz Bevilacqua (UFRJ), João Fernando Gomes de Oliveira (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) e Fernando Galembeck (Unicamp).

Educação e mudança – O prêmio, instituído pela portaria nº. 215, de 9 de março de 1981, do Ministério da Educação e Cultura, por ocasião do trigésimo aniversário da Capes, é constituído de uma escultura e de um diploma. Anísio Teixeira (1900-1971) é considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20. Foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em detrimento da memorização. Foi um dos idealizadores do projeto da Universidade de Brasília, inaugurada em 1961, da qual veio a ser reitor em 1963, até ser afastado após o golpe militar de 1964.

Mais informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. / (48) 3721-9596

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom
Foto: Edson Silva / Departamento de Cultura e Eventos