A fotografia vencedora na categoria Lentes Convencionais – Ambiente Externo do II Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) retrata uma anêmona da Ilha de Santa Catarina. A imagem produzida por João Luís Carraro foi feita em março de 2011, durante a coleta de dados para a tese de doutorado, na Ilha do Xavier, que fica a 3,7 km de distância da Praia Mole, Florianópolis.


 

actinia-bermudensis-e-ascidia
Imagem vencedora do concurso do CNPQ retrata anêmona da Ilha
do Xavier, em Florianópolis. Foto: João Luís Carraro

 

Aluno de pós-graduação em Ecologia pela UFRGS, Carraro também é colaborador do projeto Biodiversidade Marinha de Santa Catarina do professor Alberto Lindner, do Departamento de Ecologia e Zoologia, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC e do projeto sobre produtos naturais de esponjas marinhas coordenado pelo professor Eloir Schenkel  Departamento de Ciências Farmacêuticas, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) na mesma instituição.


“Eu realmente estou muito feliz, pois é o reconhecimento do trabalho e do meu esforço contínuo em melhorar as minhas fotografias. Sempre procuro reproduzir com fidelidade o ambiente marinho”, declara Carraro sobre a premiação.


Criado em 2011, como parte das comemorações dos 60 anos do CNPq, o Prêmio de Fotografia Ciência & Arte está em sua segunda edição e tem como principal objetivo incentivar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação. Voltado para comunidade científica e tecnológica, o concurso contemplou três segmentos: Lentes Convencionais, Lentes Especiais e Imagens Editadas, dividido em seis categorias. Além do prêmio em dinheiro, o primeiro colocado de cada categoria também recebe passagem aérea e hospedagem para expor suas fotografias na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 15 a 21 em outubro em Brasília.


Mais informações: www.premiofotografia.cnpq.br

Fonte: Agecom/UFSC