12.02.2010

Está operacionalizada a Rede de Extensão Tecnológica de Santa Catarina, uma das redes estaduais implementadas pelo SIBRATEC do MCT/FINEP. Micro, pequenas e médias empresas poderão obter assessoramento tecnológico de profissionais de ICTIs Catarinenses, para promover a inovação de produtos e processos, bem como, outras melhorias em prol da competitividade da Empresa. Os serviços prestados são fortemente subsidiados pelos agentes de fomento do SIBRATEC.

Criado em 2007, o SIBRATEC – Sistema Brasileiro de Tecnologia apóia atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltadas à inovação em produtos e processos, em consonância com as prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior. O objetivo final do Sistema é aumentar a competitividade das empresas brasileiras.

As entidades integrantes do SIBRATEC estão organizadas em três categorias de redes, tendo sido operacionalizadas:

Redes de Centros de Inovação – 11 redes temáticas

Redes de Serviços Tecnológicos – 19 redes temáticas

Redes de Extensão Tecnológica – 8 redes estaduais

Instituições de C&T&I catarinenses estão presentes nas diversas redes, todas em fase de implementação. As redes de extensionismo são as que estão em fase final de implementação ou já estão em operação, como é o caso de Santa Catarina, que foi um dos estados brasileiros contemplados.

A REDE CATARINENSE DE EXTENSIONISMO DO SIBRATEC
Esta rede é formada por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICTIs, que atuarão em conjunto, através de ações de extensão tecnológica, para o desenvolvimento, inovação, inserção internacional e aumento da competitividade das micro, pequenas e médias empresas catarinenses. A estruturação dessa rede fortalece as ações de extensionismo, já oferecidas pelas ICTIs do Estado de Santa Catarina, proporcionando um subsidio aos serviços enquadrados.

Participam as seguintes entidades:

SOCIESC – Coordenadora em Santa Catarina

FINEP, FAPESC e SEBRAE/SC como financiadores;

CERTI, EPAGRI, FURB, IEL/SC, SENAI/SC, SOCIESC e UFSC, como executores;

ABIFA, ABIMAQ, ACATE e FIESC, como apoiadores.

A coordenação da Rede é realizada pela SOCIESC, em função da sua ampla experiência como responsável pela operacionalização em Santa Catarina do PROGEX desde 2003 (3º convênio); Programa de Extensão Tecnológica para MPMEs – MCT desde 2006 (2º convênio); Laboratório Móvel de Plásticos e Fundição – PRUMO; dentre vários outros projetos de cooperação tecnológica.

Com o conceito de atuação conforme a figuras 3 e movimentando um montante de quase R$ 5 milhões, provenientes dos seguintes agentes:

FINEP – 2,81 milhões de Reais

FAPESC – 857 mil de Reais

SEBRAE – 428 mil de Reais

SOCIESC – 430 mil de Reais (contrapartida não financeira)

Boas Práticas de Fabricação

Projeto realizado pelo SENAI através do Laboratório móvel de ensaios em Alimentos para garantir a eficácia dos procedimentos higiênico-sanitários adotados durante o processamento, evitando a contaminação microbiana e química. O controle da qualidade por meio das Boas Práticas de Fabricação previne as contaminações, garantindo um produto de identidade própria e reconhecida pelo padrão.

COMO ACESSAR OS SERVIÇOS DA REDE SIBRATEC
As Empresas podem solicitar o atendimento através da entidade Coordenadora do Projeto SOCIESC ou diretamente nas instituições executoras da Rede.

SOCIESC:
Carlos Heitor Zimmermann – Gestão Tecnológica
Fone: (47) 3461-0220 / (47) 9181-8793

Contato nas Instituições Executoras:
– CERTI/CMI – Alexandre Lucas – E-mail: al@certi.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
– DEPS/UFSC – Dante Juliatto – E-mail: dante@deps.ufsc.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
– EPAGRI – Haroldo Tavares Elias – E-mail: htelias@epagri.sc.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
– FURB – Mário Antonio dos Santos – E-mail: marioas@furb.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
– IEL/SC – Lisiane Geisler – E-mail: lisianeg@ielsc.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
– MAGLAB – UFSC – Patrícia Schmitt Souza – E-mail: patriciaschmitts@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
– SENAI-DR – Claudia Romani – E-mail: claudia@sc.senai.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
– SOCIESC – Carlos H. Zimmermann – E-mail: carlos.heitor@sociesc.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Informativo InovaSC