Nos dia 30 e 31 de outubro de 2017, acontecerá em Florianópolis o I Encontro do Ecossistema Catarinense de Inovação, no qual diversas entidades promotoras de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo se encontrarão para oficializar o Pacto pela Inovação. O Pacto é um conjunto de ações com as quais Governo, Universidades, Entidades e Empresas se comprometem com o objetivo comum de acelerar o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação catarinense, e fazer de Santa Catarina um dos estados mais inovadores do mundo.
Depois da cerimônia de assinatura do Pacto, será entregue às lideranças o Guia de Implantação dos Centros de Inovação, documento elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS/SC), que estabelece as diretrizes sobre o modelo de gestão e governança dos Centros de Inovação de Santa Catarina. Na sequência, Josep Piqué, de Barcelona (ES), Presidente da IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Ambientes de Inovação) e Alicia Garavito, Secretária de Inovação do Governo da Colômbia, farão a Conferência de Abertura. Alicia vem ao Brasil pela primeira vez para contar sobre o Pacto pela Inovação em curso na Colômbia e em Medellín. A cidade de Medellín tornou-se referência internacional desde que deixou o título de cidade mais violenta para a mais inovadora do mundo em pouco mais de uma década.

O evento, que contará com a presença do Governador Raimundo Colombo, acontecerá no SC-401 Square Corporate, próximo ao Centro Administrativo do Governo do Estado. Além disso, haverá uma programação técnico-científica sobre o desenvolvimento de ecossistemas e ambientes de inovação.
No dia 31 (terça-feira), a programação será restrita aos membros dos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação e Entidades pactuadas. Um Workshop internacional para os Comitês será ministrado das 09:00 às 13:00. Em paralelo, prefeitos participarão de workshop sobre inovação e os reitores universitários catarinenses trabalharão em agenda própria sobre o mesmo tema.  As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.
 
Fonte: SDS