Um total de 30 propostas de cursos – para desenvolvimento de habilidades em comunicação científica na língua inglesa em Santa Catarina e outros 12 estados – foram aprovadas no âmbito do programa Researcher Connnect 2016-2017, mediante chamada do Conselho Britânico e CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

A chamada teve por finalidade selecionar instituições de Ensino Superior nos estados participantes para sediar uma série de cursos presenciais para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores, a serem realizados no Brasil de 1° de agosto de 2016 a 1º de março de 2017.

Esta edição do Researcher Connect é oferecida pelo Newton Fund Professional Development & Engagement Programme e é co-financiada por cada uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre elas a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). As instituições proponentes selecionarão “coordenadores de curso” como representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos e programas de pós-graduação como candidatos elegíveis para realizar uma edição dos cursos.

O Researcher Connect é destinado a prover apoio financeiro para cursos que possam contribuir para a capacitação de pesquisadores em escala nacional. Cada curso consiste em uma série de pequenos módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. Seu foco é desenvolver excelentes habilidades em comunicação na língua inglesa, para que sejam utilizadas em contextos internacionais e multiculturais. Os cursos têm duração de 3 dias, totalizando 24 horas, e serão realizados na instituição selecionada.

“Esta é mais uma iniciativa de sucesso da parceria entre o CONFAP e o Conselho Britânico, sob os auspícios do Fundo Newton, possibilitando que pesquisadores brasileiros de diversos estados possam se qualificar para competir em melhores condições no cenário da produção científica internacional”, disse o Prof. Mario Neto, coordenador da Área Internacional do CONFAP. “Dessa forma aperfeiçoam suas carreiras e aumentam a produção científica pessoal e nacional com benefícios importantes para não só para os pesquisadores mas também para suas instituições”.

tabela2

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP