15.11.2010

O Instituto CERTI Amazônia (ICA), associado à Fundação CERTI, foi vencedor da etapa regional Norte do Prêmio Finep da Inovação 2010. O resultado foi divulgado no último dia 09 e o grande destaque foi o Estado do Amazonas, que venceu em todas as categorias. Entre eles, além do ICA, estão: Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, na categoria Tecnologia Social; S A Pharmacos e Cosméticos LTDA, categoria Pequena Empresa, e Pharmacos, na categoria Gestão da Inovação. Todos eles, agora, concorrem ao Prêmio Nacional, a ser entregue em Brasília.

A conquista do Prêmio foi muito importante e histórica para o ICA, que atua desenvolvendo inovação para as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) há mais de 11 anos. Com foco de atuação na geração, captação, domínio e aplicação de conhecimentos avançados para a prática do processo de inovação tecnológica, o instituto tem se destacado através do desenvolvimento cooperativo de soluções inovadoras para empresas, governo e sociedade. Desde o início de suas atividades, o ICA tem como uma de suas principais diretrizes contribuir para o fortalecimento da área de Tecnologia e Inovação no Amazonas, através da proposição de projetos e programas estratégicos para a melhoria da competitividade das empresas instaladas na região.

Em 2010 o Prêmio da FINEP recebeu um total de 885 inscrições em todo o Brasil, assim distribuídas: 82 no Norte; 159 no Nordeste; 113 no Centro-Oeste; 307 no Sudeste e 224 no Sul. Foram consideradas sete diferentes categorias para a premiação. Os vencedores regionais receberão recursos do programa de Subvenção Econômica, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, dependendo da categoria premiada. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Conheça um pouco mais sobre os vencedores na região Norte:

Premiação da Categoria Instituição Científica e Tecnológica

1º lugar: Instituto CERTI Amazônia (AM)

Entre as principais tecnologias desenvolvidas pelo Instituto, podem-se citar os projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Processos Produtivos e Responsabilidade Social. O projeto de destaque na área de TIC foi o PABX-IP, que consistiu no desenvolvimento de um produto de software baseado na integração de soluções VoIP de código aberto, associadas ao desenvolvimento de aplicações proprietárias, que fornece serviços de roteamento de chamadas em uma rede de telefonia IP (Proxy/Redirect) e serviços de SIP.  Em 2009 foram realizadas ações de transferência de tecnologia para o cliente, que incluíram o treinamento de seu corpo técnico para a instalação, uso, manutenção e customização do produto. Já foi encaminhado ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) o processo de registro do software.

2º lugar: Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI (AM)

A FUCAPI possui diversos programas voltados para o desenvolvimento do capital intelectual de seus colaboradores, dentre eles o Programa de Treinamento Interno – PTI, realizado anualmente com o objetivo de desenvolver as competências necessárias para as atividades realizadas dentro da Fundação: através do Mapeamento de Competências é possível verificar as principais competências necessárias para cada função e realizar a comparação das competências individuais de cada colaborador, identificando assim as lacunas existentes que necessitam ser desenvolvidas.

3º lugar: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –INPA (AM)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia / INPA tem a finalidade de realizar o estudo científico do meio físico e das condições de vida da região amazônica, tendo em vista o bem estar humano e os reclamos da cultura, da economia e da segurança nacional. Um projeto de destaque são as pesquisas com gengibre amargo como fonte de matéria-prima natural para biofármacos e biocomésticos de potencial econômico.