16.04.2010

Pela primeira vez, será traduzida para o português a obra do cientista alemão naturalizado brasileiro, Fritz Müller, na forma de 5 volumes compilados pelo sobrinho do autor, Alfred Möller, abrangendo  artigos científicos, ensaios, monografias desenhos e cartas resultantes das observações e estudos realizados na Mata Atlântica e no litoral catarinense sob o título Werke, briefe und leben.

Isso será possível porque a diretoria da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) aprovou nesta semana a liberação de R$ 97.200,00 para a tradução, digitalização e revisão técnica dos textos. Uma vez concluídas estas etapas, a coleção será disponibilizada on line no portal do Projeto ACORDE Plantas Nativas (Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento).

O ACORDE prevê, entre outras ações institucionais, a edição (ou reedição) de livros científicos sobre plantas nativas catarinenses. A compilação feita por Möller é pouco acessível a pesquisadores porque só há duas cópias no Brasil, uma no Arquivo Histórico de Blumenau e outra na Biblioteca do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.