A edição 2011 do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica vai premiar profissionais que se destacaram na produção de notícias sobre ciência e temas correlatos, no ano anterior. Ele foi criado em 1978 e desde então é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O prêmio é atribuído em sistema de rodízio, e neste ano será agraciado o(a) jornalista que melhor conseguiu levar resultados de pesquisas ao grande público. O vencedor de 2011 receberá R$ 20 mil, um troféu e passagem aérea e hospedagem para participar da cerimônia de entrega do prêmio na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para se inscrever, o candidato deverá enviar ao CNPq a ficha de inscrição preenchida, uma cópia do registro de jornalista do MTb, o currículo atualizado na Plataforma Lattes, justificativa da contribuição à divulgação científica e tecnológica e a apresentação dos trabalhos – no mínimo cinco e no máximo dez –, considerando os mais importantes e relevantes.

As inscrições terminam em 20 de maio. O endereço para envio é: CNPq – Serviço de Prêmios – SHIS Quadra 01 Conjunto B – Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília, DF, 71605-001.

Mais informações e ficha de inscrição: www.premiojosereis.cnpq.br, premios@cnpq.br ou (61) 3211-9410.