17.05.2010
Heitor Blum S. Thiago, coordenador de projetos da Fapesc e coordenador estadual do CDI (Comitê para Democratização da Informática), é o novo presidente do Cetic-SC (Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina). Ele assume o lugar de Jeziel Montanha, presidente do Blusoft, que ocupou o cargo por um ano. Ademir Rossi, diretor da Softville, foi eleito vice-presidente. A eleição ocorreu na última sexta-feira, dia 07. Uma das prioridades definidas pela instituição para os próximos meses é a defesa de assuntos do setor de tecnologia junto aos candidatos nas eleições de outubro.?Estamos elaborando uma agenda propositiva, com foco em questões relacionadas ao desenvolvimento do setor tecnológico catarinense?, informa Heitor.

Um documento com posicionamentos, reivindicações e sugestões será encaminhado a todos os candidatos.”Com o apoio das entidades que o integram, o Cetic-SC levará à classe política subsídios para a adoção efetiva de uma política de desenvolvimento tecnológico para Santa Catarina. Vivemos em um estado pioneiro nessa área. Sediamos algumas das mais importantes empresas do setor no país. Vamos buscar um alinhamento estratégico entre as empresas privadas e as esferas governamentais”, assinala o novo presidente.

Jeziel Montanha, que exerceu a presidência do Cetic-SC nos últimos doze meses, destacou a evolução da representatividade política do setor em âmbito nacional. “Recentemente, o empresário catarinense Gerson Schmitt foi eleito presidente da Abes, a Associação Brasileira das Empresas de Software. É a primeira vez que a entidade elege um presidente fora do estado de São Paulo”, assinala Montanha.
Gerson Schmitt anunciou o ingresso da Abes como uma das associadas do Cetic-SC durante visita à entidade, na última sexta-feira. “O ingresso da Abes mostra que o Cetic-SC vem se consolidando cada vez mais como o principal agente de articulação na defesa uma política de desenvolvimento tecnológico para nosso estado, agrupando hoje 14 entidades do setor. Juntas elas representam mais de 500 empresas, responsáveis pela geração de mais 10 mil empregos diretos”, complementa Jeziel Montanha.

A representatividade do setor de TI catarinense no cenário nacional inclui ainda as vice- presidências nacionais na Assespro, ocupada por Hugo Dittrich e da Fenainfo, exercida por Moacir Antonio Marafon. A catarinense Jamile Sabatini Marques assumiu como conselheira do Softex, principal programa nacional de estímulo à exportação de software.

Fonte: Ceti-SC