Presidente propõe contrapartida de universidades para alavancar investimentos

Na agenda do presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen, em Brasília, nos dias 10 e 11 de abril, há espaço especial para as pautas do Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

Além do seu conhecimento sobre as 16 instituições que compõe o Sistema, Holthausen soube detalhes das demandas de pesquisadores no Encontro ACAFE de Inovação, que reuniu reitores, pró-reitores, coordenadores de cursos, gestores de agências e Núcleos de Inovação nos dias 4 e 5 de abril, na Universidade da Região de Joinville.

Na última sexta-feira, o presidente integrou mesa redonda sobre o tema “Como a inovação pode contribuir com o financiamento das Universidades comunitárias”, na qual fez várias provocações. Ao contrário do que esperavam os participantes, não prometeu recursos ao Sistema ACAFE, e sim que depositasse R$ 1 milhão na FAPESC para viabilizar um programa de inovação, em contrapartida aos recursos privados que pretende captar, num total de até R$10 milhões a serem aplicados nos próximos anos.

Em sua exposição, Holthausen lançou vários desafios e reflexões aos participantes, perguntando se as universidades comunitárias estão preparadas para uma “destruição criativa”, voltada a implementar novos modelos de gestão, novos projetos e programas de empreendedorismo e inovação. Também instigou gestores a preparar sua equipe para deixar sucessores, quebrar paradigmas e direcionar o ensino, a pesquisa a extensão para soluções de problemas da sociedade, criar estratégias para reinventar pessoas e as universidades como foco na sustentabilidade, oferecendo disciplinas, cursos e serviços para formação de profissionais na era da inovação disruptiva e para promover a aceleração do território do ecossistema no qual as instituições estão localizadas.

Sobre o evento

O principal objetivo do Encontro ACAFE de Inovação, organizado pela Câmara de Inovação e Tecnologia da ACAFE, foi compartilhar conhecimentos e experiências inovadoras sobe gestão e estratégias para ajudar na elaboração de planos de melhorias e sustentabilidade das instituições desse Associação.

Na quinta-feira (04), a abertura ficou a cargo do Presidente da Câmara de Inovação da ACAFE, Prof. Paulo Boff, com a presença do presidente da entidade, Gunther Lothar Pertschy,  reitor da UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque),  que deixou a presidência, tendo assumido em seu lugar o Professor Claudio Alvides Jacoski, reitor da UNOCHAPECÓ (Universidade Comunitária da Região de Chapecó).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com dados de Randolfo Decker.