18.03.2010

Entidades empresariais, governamentais e instituições de ensino e pesquisa instaladas na capital dos catarinenses lançam nesta quinta-feira a marca Florianópolis: Capital da Inovação. O objetivo é posicionar a cidade e destacar as inúmeras iniciativas inovadoras promovidas especialmente pelas suas empresas de base tecnológica, mas também por universidades, empresas de serviços, maricultura, dentre outras atividades.

“Mais do que destacar o que já está sendo feito, a marca pretende dar um norte para que todas as atividades econômicas, sociais e culturais da cidade possam caminhar no sentido de buscar constantemente a inovação, seja ela incremental ou radical, buscando a diferenciação”, explica o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Rui Luiz Gonçalves. A entidade será a gestora da marca, definido em convênio com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis.

O secretário municipal de C&T, Carlos Roberto De Rolt, destaca o ambiente propício à inovação. “A competitividade de uma região depende da capacidade de gestão e atuação em rede de empresas e instituições. A marca Capital da Inovação deve representar o compartilhamento de uma identidade e o alinhamento de estratégias de desenvolvimento econômico sustentável”.

A iniciativa tem também o apoio de diversas entidades ligadas ao meio empresarial, poder público, instituições de ensino e organizações não governamentais. O lançamento contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de empresários e lideranças de diversos segmentos econômicos do município. O evento faz parte da programação dos 284 anos de fundação de Florianópolis, comemorados no dia 23 de março.

Os destaques da Capital
Alguns números e informações já evidenciam que Floripa, um dos apelidos dados à cidade, está no caminho certo. Atualmente somente Florianópolis, sem contar a região metropolitana, possui mais de 500 empresas de base tecnológica que, juntas, faturaram em 2009 cerca de R$ 1,2 bilhões, empregando mais de 5 mil pessoas. A cidade possui ainda quatro fundos de capital de risco e semente, dez centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento e 15 centros universitários.

A Newsweek considerou em 2006 Florianópolis uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo. Há anos a revista Você S/A tem destacado o município como um dos melhores para se trabalhar e a Exame como uma das melhores cidades para se fazer negócios em todo o país. A Fundação Getúlio Vargas a destacou como a primeira capital do país em Inclusão Digital e a ONU como a capital brasileira com melhor qualidade de vida. Sem contar as menções da britânica BBC e do italiano Corriere della Sera como o provável Vale do Silício na América do Sul.

Celta e MIDI Tecnológico receberem prêmios nacionais de empreendedorismo inovador como melhores incubadoras do país e diversas empresas florianopolitanas já foram premiadas pela principal premiação nacional a iniciativas inovadoras: o Prêmio FINEP de Inovação.

Outra pesquisa inédita que, inclusive, será apresentada durante o lançamento da marca Capital da Inovação, mostra o impacto da inovação nas empresas catarinenses a partir da experiência do programa Juro Zero, da FINEP, no Estado. As companhias da Capital foram as grandes destaques no programa, responsáveis por 58% dos projetos aprovados. O Juro Zero é operado nacionalmente por meio de uma linha de financiamento voltada para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

No estado, na primeira fase do programa foram 31 projetos inovadores aprovados, num montante total de R$ 17 milhões em financiamentos. O faturamento médio das empresas aumentou em média 50% no período de execução do projeto, após a tomada do crédito. A exportação de produtos e serviços também foi destaque entre as empresas participantes, com crescimento de 101%.

Lançamento da marca
O lançamento será às 18h30 no Centreventos Ministro Renato Archer, localizado no Parque Tecnológico Alfa, no prédio do CELTA. Além da apresentação da marca, um vídeo sobre a Capital da Inovação será apresentado, como também os números da pesquisa do Juro Zero.

Entre as ações previstas para os próximos meses estão um portal com informações de como as empresas e entidades poderão fazer uso da marca, as instituições apoiadoras e signatárias do projeto, como também um descritivo e destaque a todas as iniciativas que contribuem para que Florianópolis possa continuar a ser chamada de Capital da Inovação.

As inscrições para participação do evento podem ser feitas por meio do site http://www.capitaldainovacao.tangu.com.br.