18.05.2010

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) promove o 1º Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres nesta terça-feira (18), logo após reunião interna do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em SC (GTC). Ambos os eventos acontecem no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural em Santa Catarina (Epagri), situado
na Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Os trabalhos serão abertos às 9hs pelos presidentes da Fapesc e da Epagri, respectivamente Diomário Queiroz e Luiz Ademir Hessmann. O primeiro item da pauta é um resumo das atividades do GTC nos últimos meses, começando pelo lançamento da Chamada Pública que aprovou 17 projetos voltados a mitigar as conseqüências de enchentes e outras catástrofes naturais. Eles já receberam
R$1 milhão do governo estadual, via Fapesc – a qual vai liberar nova parcela no mesmo valor para a conclusão das pesquisas.

O presidente da Fundação detém a coordenação geral do GTC, grupo multidisciplinar que será ampliado por conta da adesão de novas instituições durante a reunião de terça. “Estaremos assinando um protocolo de intenções para expandir a participação de organismos não ligados ao governo de Santa Catarina no GTC”, explica Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc e um dos coordenadores técnicos do GTC (o outro é Hugo J. Braga, da Epagri).

O encontro prosseguirá com o debate sobre as ações previstas para os próximos meses, com destaque para o estudo a ser conduzido pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) até o final de 2011.

À tarde

Membros da missão japonesa estarão presentes no Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres, marcado para as 13h30. Serão abordadas as semelhanças e diferenças entre as enchentes da Bacia do Itajaí e de rios do Japão. Também estão programadas palestras sobre deslizamentos, o Plano da Bacia do Rio Itajaí que vem servindo de subsídio para o estudo da JICA e o Sistema Estadual de Defesa Civil. Após as 3 palestras, haverá debates e o encerramento do evento, cuja programação detalhada está na sequencia.

Informações adicionais: Jornalista Heloisa Dallanhol, telefones (48) 3215-1208/ 8418-1180, heloisa@fapesc.sc.gov.br.

Período Matutino.

9:00 – 10:30h:
Abertura dos trabalhos. Coordenação do GTC: Prof. Antônio Diomário de Queiroz/Presidente da Fapesc/Coord.Geral do GTC; Luiz Ademir Hessmann, Presidente da Epagri/GTC e entidades parceiras do GTC.
Resumo das atividades do GTC nos últimos meses: Coordenação do GTC –

– Edital – Chamada Pública 10/2010 – 17 projetos aprovados e liberada a 1a parcela + R$1.000.000,00. Prof. Diomário/GTC/Fapesc e Dr. Adriana Dias Trevisan/Fapesc.
– R. Interno do GTC (publicação) e Protocolo de Intenções de entidades parceiras (Novo). Dr. Hugo J. Braga/ Coord.Técnica GTC.
– Acordo de Cooperação JICA e Estado de Santa Catarina. Decreto Estadual Nº 3.093/2010 – Comissão de Acompanhamento. Prof. Diomário/GTC/Fapesc.
– Projetos Estratégicos em tramitação – Prof. Diomário/GTC/Fapesc e Coord. Técnica GTC, Dr. Hugo Braga e Zenório Piana: a) Digitalização do Radar de Fraiburgo/L.Regis; b) Geoportal de Santa Catarina (B.Metadados); c) Portal Institucional do GTC; d) Radar Oeste Catarinense/Itaipu; e) Radar e Rede Meteorológica Catarinense – MCT/Audiência Pública ALESC – R$ 15milhões; f) Curso de Especialização sobre Gestão de Riscos de Desastres Naturais 2010/11 – Udesc; g) Mestrado/doutorado sobre Gestão de Riscos e Desastres Naturais 2010/2011 – UFSC; h) Curso de Multiplicadores – Prevenção Riscos e Desastres Naturais – M. Cidades, IPT, JICA, Udesc, Unisul, Furb, GTC/Fapesc (Fev e Março de 2010–Fpolis e Blumenau); i) Rede de Prevenção de Eventos Climáticos Extremos – MCT/FAP’s – R$30milhões; j) Plano Integrado da Bacia do Itajaí (Publicação – IOESC) e Plano Diretor da Bacia do Itajaí/Comitê do Itajaí.  Outras ações relevantes.

10:30 – 10:45h – Parada para Café.

10:45 – 12:30h:

Proposta de trabalho do GTC (meses seguintes):

– Apresentação do Projeto Eventos Climáticos Extremos em S. Catarina/Finep 14 (V.Final). Dr. Ângelo Massignan /Epagri-Ciram (20 min.).

– Reunião de Acompanhamento e avaliação dos projetos aprovados na Chamada Pública Fapesc 10/2009. – Coordenadores e participantes. Dr. Adriana Dias Trevisan/Fapesc (20 min.).

– MISSÃO JICA em S. Catarina. Prof. Reginete Panceri – SEF/Coord. Comissão Acompanhamento da Missão Jica (20 min.).
Termo de Cooperação Técnica entre Crea-SC e Minist. das Cidades: Capacitação sobre Gestão de Riscos de Desastres Naturais por Regional/Crea-SC. Luiz Henrique Pellegrini e Rodrigo Del Olmo Sato – Crea-SC (15 min.).

Período Vespertino

Programação: 1º

Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres.

13:30 – 13:45h. Abertura. Prof. Antônio Diomário de Queiroz – Coordenador Geral do GTC e de Comissão JICA/Pres.Fapesc e Engº Minoru Ouchi – Chefe da Equipe JICA – Santa Catarina.

13:45 – 15:45h. A Experiência do Japão na Gestão de Desastres – Enchentes da Bacia do Itajaí e dos Rios do Japão – Semelhanças e Diferenças: Engº Minoru Ouchi e Junichi Fukuwatari – Missão JICA – SC.

15:45 – 16:00h. Parada para Café.

16:00 – 17:00h. Palestra sobre Deslizamentos: Engº Mikihiro Mori – Missão JICA – SC.

17:00 – 17:30h. Palestra sobre Comitê Bacia do Itajaí/Plano da Bacia. Comitê da Bacia.

17:30 – 18:00h. Sistema Estadual de Defesa Civil – Major Emerson Néri Emerim.

18:00 – 18:30h. Debate/Encerramento.

Informações adicionais:

Dr. Zenório Piana: (48) 88025794 ou 3215-1208. E-mail: piana @fapesc.sc.gov.br.
Dr. Hugo José Braga:(48) 91641982 ou 3239-8002 – E-mail: hjb@epagri.sc.gov.br.