18.05.2010
O Agrometeorologista Angelo Massignam, pesquisador da Epagri/Ciram, apresentou nesta terça-feira, 18 de maio, produtos gerados por meio do projeto Finep 14. Tratam-se de ferramentas disponibilizadas no site da Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.sc.gov.br) que objetivam integrar informações referentes a eventos meteorológicos extremos para auxiliar na tomada de decisões.

A apresentação ocorreu durante reunião do Grupo Técnico Científico Prevenção a Desastres Naturais (GTC), no auditório da Epagri, em Florianópolis. Massignam demonstrou produtos para verificar a probabilidade de ocorrência de tempestade em Santa Catarina e prever ocorrência de geada em SC, um mapa de vulnerabilidade de chuvas intensas no Estado, um sistema de previsão hidrológica para a bacia hidrográfica do rio Araranguá e outros que indicam temperaturas máximas extremas  e temperaturas mínimas extremas em SC (ilustração).

Os primeiros cinco produtos já estão prontos e publicados no site da Epagri/Ciram. O sexto, que trata das regiões vulneráveis às chuvas intensas no Estado, está em fase final e deve ser publicado no site da Epagri/Ciram até a próxima semana. As ferramentas visam fornecer informações para os meios urbano e rural, alertando para a ocorrência de eventos extremos e buscando minimizar os prejuízos diante de tais fenômenos.

A reunião do GTC teve uma extensa pauta sobre projetos em desenvolvimento pelos membros do próprio Grupo e propostas de trabalho para os próximos meses. O GTC foi criado pelo governo do Estado em dezembro de 2008, após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no mês anterior. O grupo reúne pesquisadores de diversas instituições estaduais e nacionais (universidades, institutos, ministérios etc), é de caráter permanente e tem na Epagri uma de suas coordenadorias técnicas.

Fonte: Gisele Dias
Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
(48) 3239-8160 / 9989-2992