18.09.2010

A pós-graduação no Brasil avançou. A avaliação foi feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e divulgada na última terça-feira (14/09). De acordo com os dados apresentados em Brasília, a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado melhorou nos últimos três anos. Além disso, o número de periódicos publicados cresceu, bem como a quantidade de alunos titulados.

A avaliação da pós-graduação Stricto Sensu da Capes é realizada a cada três anos, com atribuição de notas que vão de 1 a 7. Este ano, 112 programas receberam a nota máxima, que equivale ao alto padrão internacional. Outros 75 ficaram com as notas mínimas. Os que obtiveram pontuação baixa têm prazo de um mês para entrar com recurso. Se forem mantidas as notas 1 e 2, serão descredenciados.

Na comparação entre a avaliação trienal de 2010 e a anterior, 19% dos cursos conseguiram aumento nas notas e 71% a mantiveram. O número de alunos que receberam títulos de mestre e doutor chegou a 139 mil. O total de publicações científicas foi de 300 mil entre 2007 e 2010.

“Há 40 anos, havia perspectiva de desenvolvimento da pós-graduação no Brasil diferente da que existe hoje. O país já ganhou respeito no exterior na área da produção científica”, afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães. “O Brasil está em 13º lugar no ranking da produção científica mundial. A expectativa é alcançar a 9ª ou a 10ª posição nos próximos anos”, finalizou.

O número de cursos de mestrado e doutorado avaliados cresceu 20,8% em relação a 2007. Este ano, foram avaliados 2.718 programas, que correspondem a 4.099 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado.

No Relatório Geral de Avaliação encontram-se os links para a Tabela Geral de Notas e para as Tabelas organizadas por área de avaliação, por unidade da federação e por instituição. Além dessas tabelas, também estão disponíveis os Relatórios de Avaliação específicos de cada uma das 46 áreas.

As fichas de avaliação de cada um dos  programas/cursos são disponibilizadas às pró-reitorias ou órgãos equivalentes das respectivas Instituições que receberam senhas específicas para tal. Estas fichas individualizadas não serão disponibilizadas para consulta aberta na página da CAPES.