19.11.2010

A estudante da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Anezka Popovski Kolaceke e seu professor Luis César Fontana são os grandes vencedores do 2º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica, entregue na noite de quarta-feira, 17 de novembro, em Joinville/SC. O projeto Fixadores com Atrito Seletivo? garante à acadêmica do curso de Licenciatura em Física um prêmio de R$ 12 mil. Seu professor e a universidade também conquistam R$ 10 mil cada, em dinheiro e material didático, respectivamente. A proposta de Anezka prevê a criação de parafusos que contenham coeficientes diferentes para apertar e soltar, facilitando o uso.

Giuliano Bergamin e Carlos Alves de Oliveira (orientador), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ficaram em segundo, com o projeto ?Trava Mista de Aperto). Giuliano ganha R$ 6 mil, e seu professor, R$ 5 mil. O terceiro lugar ficou com Dalton Wolgrand da Silveira Rocha e o orientador Marcio Rodrigo de Araujo Souza, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ?Parafuso com Galerias para Penetração de Lubrificante: Uma Proposta para Auxiliar o Desparafusamento?. Eles recebem R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. A Menção Honrosa, que recebe troféu, foi para Alex Sandro Viel Pulici e Fernando de Medeiros Diório (orientador), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o projeto ?Dispositivo Bipartido de Fixação para Barras Lisas e Roscadas?.

O Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica foi criado para fomentar a pesquisa e estreitar os laços entre o meio acadêmico e a empresa, estudantes e mercado. ?Estamos convictos de que a parceria academia-empresa é um vetor importante para o crescimento de uma nação. É um dos pilares do desenvolvimento sócio-econômico sustentável, e para as empresas, é um fundamento para a competitividade global. O prêmio é também a forma inovadora de a Ciser incentivar jovens empreendedores, cumprindo seu papel social?, sublinha o Carlos Rodolfo Schneider, vice-presidente da Ciser Porcas e Parafusos.

Vencedores do 2º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica

Estudante
Orientador
Universidade

Fixadores com Atrito Seletivo
Anezka Popovski Kolaceke
Luis César Fontana
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Joinville/SC)

Trava Mista de Aperto
Giuliano Bergamin
Carlos Alves de Oliveira
Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUCPR  Curitiba/PR)

Dalton Wolgrand da Silveira Rocha
Marcio Rodrigo de Araujo Souza
Universidade Federal da Paraíba (UFPB  João Pessoa/PB)

Menção Honrosa
Dispositivo Bipartido de Fixação para Barras Lisas e Roscadas
Alex Sandro Viel Pulici
Fernando de Medeiros Diório
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR  Cornélio Procópio/PR)

O 2º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica tem a parceria das empresas Gerdau e SAP, além de apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei). Em 2011, o prêmio distribuirá R$ 72,5 mil.

Assessoria de Imprensa Ciser. Mercado de Comunicação. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). Texto: Jouber Castro (reg. prof. 3806/SC). Telefone: (47) 3025-5999.