O apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) à sustentabilidade do movimento de incubadoras e parques no Brasil está entre as principais metas da instituição para 2012. A afirmação é da nova presidente da associação, a doutora em engenharia elétrica e diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Francilene Procópio Garcia.
 
     Para ela, 2012, além de marcar os 25 anos da Anprotec, representa um momento em que agentes públicos e iniciativa privada reconhecem os parques tecnológicos e as incubadoras como mecanismos importantes para alavancar o desenvolvimento local.
 
     O novo corpo diretor da associação, eleito no dia 26 de outubro de 2011, conta, ainda, na vice-presidência, com o doutor em sistemas de informação, Jorge Luiz Nicolas Audy. O restante dos membros que compõem a diretoria são: Gisa Bassalo (mestre em ciência da computação); Tony Chierighini (diretor do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas – Celta); Ronaldo Tadêu Pena (doutor em engenharia elétrica);  e Sérgio Risola (especialista em gestão estratégica da inovação).
 
     A primeira reunião do grupo, marcada para o dia 3 de fevereiro, objetiva discutir as propostas para o biênio 2012-2013. Entre os principais pontos do encontro, destaque para o fortalecimento do modelo de governança da Anprotec, melhorias na gestão, articulação e negociação de políticas públicas e instrumentos de fomento e de ações com foco na atração de investimentos privados nos ambientes de parques e incubadoras.
 
     A associação também promoverá, neste ambiente, ações de capacitação e cooperação nacional e internacional. A articulação e a negociação de projetos estratégicos com parceiros nacionais  e ajustes nos marcos regulatórios vigentes, como a Lei da Inovação (10.973/2004), com impacto nas ações voltadas ao empreendedorismo inovador, também estão na lista de prioridades da entidade.

     Para saber mais sobre a Anprotec acesse o site www.anprotec.org.br.

     (Com informações da Anprotec)