20.03.2010

O Programa Globo Universidade, da Rede Globo, que vai ao ar neste sábado, dia 20, às 7h15 da manhã, que tem como tema a arqueologia, acompanha os trabalhos realizados pela equipe do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul.

A equipe do programa foi até a cidade de Rio Fortuna, interior de Santa Catarina, onde se localiza um dos sítios arqueológicos que estão sendo pesquisados, para desvendar todas as etapas que fazem parte da profissão do arqueólogo – trabalhos em campo, escavando e procurando vestígios materiais que possam elucidar o passado e também no laboratório do Grupo no campus Tubarão da Unisul. Lá, a equipe de TV registrou a outra parte do trabalho desses profissionais, que analisam em laboratório os vestígios encontrados em campo.

Além deste estudo, a Unisul conduziu outras investigações sobre arqueologia, entre elas uma intitulada “Meio ambiente e cultura: decifrando os caminhos do homem pré-histórico na Mata Atlântica”. A pesquisa “Teoria do Geossistema aplicada à Arqueologia”, está em andamento e tem financiamento da Fapesc ( Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

O programa Globo Universidade, transmitido para todo o país, é semanal e vai ao ar todos os sábados às 7h15 e é reprisado na GloboNews no mesmo dia às 13h05 e, no Canal Futura, às 16h30 de quarta-feira. As edições também estão disponíveis na íntegra no site do Globo Universidade (www.globouniversidade.com.br).