Alunos do Centro de Engenharia da Mobilidade, do campus da UFSC em Joinville, foram premiados pelo Programa Sinapse da Inovação no dia 26 de abril. A equipe Babitonga projetou e desenvolveu uma embarcação movida à energia solar, de alta eficiência e baixo custo. Sua ideia vencedora no Programa foi o kit de energia solar a ser vendido para pequenas embarcações.

O Programa Sinapse da Inovação é financiado pelo Governo de Santa Catarina e conta com o apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fundação Certi. O objetivo é transformar em negócios de sucesso as boas ideias desenvolvidas em teses, dissertações e trabalhos científicos, geradas por estudantes e outros profissionais.

Nessa última edição do Programa, foram inscritos mais de 1300 projetos. Na primeira etapa de seleção, os alunos da Equipe Babitonga tiveram que expor suas idéias, que consistiam na possibilidade de utilização de energias renováveis em embarcações. O barco desenvolvido pela equipe Babitonga é do tipo Catamarã, que tem dois cascos e se destaca pela elevada estabilidade e velocidade em relação aos barcos de um casco só. O catamarã desenvolvido é exclusivamente movido através da energia solar, que é obtida por 6 células fotovoltaicas localizadas no convés da embarcação.

alt

Depois de classificados para a segunda etapa (junto com outros 299 projetos), o grupo definiu que a ideia seria vender um kit que serviria como uma opção sustentável para pequenas embarcações, com uma placa solar, um conjunto de baterias, um controlador de carga e um motor elétrico. “Decidimos que nossa empresa passaria a oferecer uma solução a embarcações de pequeno porte movidas à combustão. Ofereceríamos uma oportunidade de o cliente não possuir mais gastos com combustíveis e ainda evitar a emissão de gases poluentes”, disse o líder administrativo da Equipe Barco Solar Babitonga, Evandro Machado.

O kit é destinado a pequenas embarcações (até 14 pés), porque a tecnologia desenvolvida, inicialmente, serve para um motor de baixa potência. Segundo Machado, ainda não há um valor exato de quanto o kit vai custar para o consumidor, mas o estimado é que seja um pouco superior ao preço de um motor à combustão novo para pequenas embarcações.

Foram classificados para a última etapa do Programa 150 projetos, na qual foi necessário expor onde o grupo investiria os 50 mil reais do prêmio, se ganhasse. “Focamos o recurso financeiro no desenvolvimento de protótipos que seriam utilizados em testes, para definirmos os itens que comporiam o kit”, afirmou Evandro.

alt

Junto com outros 99 projetos, a Equipe Babitonga foi contemplada com o prêmio. “Todos participaram de alguma forma desse projeto, não só a própria Equipe. Então, estamos tratando o Sinapse como um projeto paralelo ao Barco Solar Babitonga. Seremos uma empresa que investirá na Equipe”, ressaltou Evandro. O foco, agora, é desenvolver tecnologias na embarcação já existente. “Com o incentivo financeiro, vamos poder tirar vários projetos do papel. Pretendemos ter uma embarcação competitiva para o próximo Desafio Solar Brasil que acontecerá no Rio de Janeiro, em outubro”, completou Evandro Machado.

Sobre a Equipe Babitonga – A equipe foi criada em outubro de 2010 com o propósito de incentivar projetos na área de Engenharia Naval na UFSC Joinville. Sob a coordenação do professor Cristiano Vasconcellos Ferreira, o grupo já participou de três edições do Desafio Solar Brasil (duas em Florianópolis e uma em Paraty, no Rio de Janeiro), que é um rali de barcos movidos à energia solar. Em 2011, conquistaram o primeiro lugar no requisito “Projeto” na etapa de Florianópolis e terminaram a regata em quarto lugar geral. Na etapa Paraty, conseguiram o sétimo lugar geral. A equipe conta, atualmente, com 23 membros.

Fonte: Agecom/UFSC