22.10.2010

Com o objetivo de aliar teoria e prática, o professor de matemática e física Rivelino Coelho desenvolveu uma cadeira de rodas motorizada feita de material reciclado. Educador da Escola de Educação Básica Professor Heriberto Joseph Müller, Rivelino quis mostrar aos alunos do ensino médio como as duas disciplinas que leciona são importantes e estão presentes no dia-a-dia.

A ideia de construir a cadeira surgiu quando observou um cadeirante com uma cadeira estilizada. “No apoio dos braços da cadeira tinha um pedal de bicicleta, onde com as mãos a pessoa fazia o movimento para a cadeira andar”, comenta. Diante disso veio a vontade de construir o equipamento. Alunos e comunidade se mobilizaram para adquirir motores, baterias, suportes de baterias, correntes de bicicleta, ferros, entre outras peças necessárias para a construção. Os estudantes tiveram participação ativa no processo.

O projeto foi iniciado neste semestre. Passado três meses, a cadeira está quase concluída. “Estamos em fase de teste e finalizando a construção. Fizemos uma parceria com o Cedup (Centro de Educação Profissional Hermann Hering), eles irão desenvolver a parte de controle e aceleração”, explica Rivelino. Até o final do ano a cadeira motorizada ficará pronta para o uso. O equipamento será doado para um cadeirante do bairro Fortaleza, onde fica localizada a escola.

Fonte para entrevista: Rivelino Coelho, professor EEB Heriberto Müller, (47) 8834-4241.

Informações adicionais: Aline Soares, jornalista.

Telefone: (47) 3324-9038/8804-5211.

E-mail: imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES:

Secretaria Regional: fone/fax (47) 3324-9100 / E-mail: sdr-blumenau@bnu.sdr.sc.gov.br

Ass. de Comunicação: fone (47) 8829-4287 / E-mail: imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br

Site da secretaria: www.sc.gov.br/sdrblumenau