23.03.2010

As inscrições ao Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina, instituído pela Lei Catarinense de Inovação encerraram no último dia 8 de março, com participação de 104 candidatos nas diversas categorias pela disputa de um total de R$ 170 mil.

As candidaturas registraram 152 inovações implementadas entre os anos 2007 a 2009. O número de adesões foi considerado excelente pelos organizadores. As empresas inovadoras de micro e pequeno porte saíram na frente, com 54,8% das adesões. Em seguida, vieram os protagonistas de inovação (17,3% participações), as empresas de médio e grande porte (11,6%), as instituições inovadoras (9,6%) e as instituições de ciência e tecnologia, com 6,7% das participações.

SOBRE O PATRONO DO PRÊMIO

O Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina tem origem na Lei Catarinense de Inovação, que estimula o empreendedorismo inovador e as relações público-privadas na busca de soluções de futuro para o Estado.

O certame homenageia um dos mais importantes nomes na trajetória estadual da ciência e da tecnologia no Estado. “O professor Caspar Erich Stemmer teve uma atuação intensiva e multiplicadora em prol da competitividade da indústria brasileira, por meio da inovação tecnológica e da melhoria dos processos produtivos e de gestão institucional”, afirma o presidente da Fapesc, Antonio Diomário de Queiroz.  E o Prêmio, na sua visão, reverencia o professor, responsável pelo estímulo à dedicação exclusiva de pesquisadores da UFSC, base para a geração de conhecimento e de inovações, com repercussões nos âmbitos governamental, acadêmico e empresarial. “Isso tudo se traduz na consolidação do Sistema Estadual de CT&I, com a qual a Fapesc contribui”, complementa.

A SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO

Um total de R$ 170 mil em premiações será destinado a incentivar e oferecer oportunidade de capacitação e instrumentação a pessoas, instituições e empresas que se destacaram na promoção do conhecimento, na prática da inovação, pela geração de processos, bens e serviços inovadores nos anos de 2007, 2008 e 2009. A cerimônia de premiação será realizada no início de abril e anunciada em primeira mão no Portal do Prêmio.

Conheça e comunique-se com as Empresas, Instituições e Protagonistas da Inovação.

O Portal Prêmio Stemmer da Inovação continua acessível à toda a sociedade para conhecerem as candidaturas e as inovações apresentadas, podendo ser selecionadas segundo município, entidade, setor econômico ou qualquer palavra-chave de interesse.

Também é possível enviar mensagem diretamente ao proponente da candidatura, com a finalidade de comentar a proposta ou mesmo de iniciar negócios de interesse mútuo.

Visite o portal www.premiostemmerinovacao.org.br e conheça quem são os proponentes e o que foi proposto por sua cidade, instituição, setor etc.

Fonte: InovaSC/Fapesc