23.06.2010

A Epagri, representada pelo diretor de pesquisa Edson Silva, recebeu um troféu na solenidade que marcou os 35 anos da Embrapa Suínos e Aves, no dia 18 de junho, em Concórdia.

A Embrapa Suínos e Aves é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Compareceram ao evento diversas autoridades e representantes de instituições ligadas a suinocultura e avicultura.

O chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, abriu o evento falando da importância do momento e reforçou que a Unidade tem como compromisso trabalhar ainda mais em busca de novas tecnologias para a suinocultura e avicultura. O primeiro ato do evento foi a assinatura de um convênio com o Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC – Campus Concórdia) para a realização de um mestrado em medicina veterinária. “É uma oportunidade de formar novos profissionais com ensino de qualidade”, comentou Talamini.

Em seguida, a Embrapa Suínos e Aves prestou homenagens aos empregados. O pesquisador Nelson Morés recebeu o Prêmio Destaque Individual da Embrapa, concedido a dez pesquisadores em todas as Unidades da Empresa. O pesquisador Osmar Dalla Costa e o assistente Luiz Carlos Ajala receberam o Prêmio Destaque da Unidade na categoria Pesquisa e Apoio à Pesquisa, respectivamente. Também foi entregue ao pesquisador Paulo Brum o certificado Prata da Casa, concedido pela Embrapa aos empregados que se desligaram da Empresa.

Troféu 35 anos – Neste ano de comemoração, a Embrapa Suínos e Aves está realizando a entrega de homenagens para aquelas pessoas e instituições que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da Unidade. É o troféu 35 anos, que teve a primeira entrega na AveSui 2010, em Florianópolis/SC, e a segunda na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que também homenageou os ex-chefes da Unidade. Durante a solenidade do dia 18 ocorreu mais uma entrega do troféu para instituições que estavam presentes e/ou representadas. Foram elas:
– Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS
– Associação Brasileira dos Exportadores de Carne Suína – Abipecs
– Associação Catarinense dos Criadores de Suínos – ACCS
– Associação Catarinense de Avicultura – ACAV
– Associação Comercial e Industrial de Concórdia – ACIC
– Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS
– Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC
– Câmara de Dirigentes Lojistas de Concórdia – CDL
– Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc
– Conselho de Administração da Embrapa
– Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia – Copérdia
– Deputado Federal Odacir Zonta.
– Deputado Federal Valdir Colato
– Diretor presidente da Embrapa Pedro Arraes
– Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri
– Governo do Estado de Santa Catarina Secretaria do Estado de Agricultura
– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Concórdia
– Laboratório Cedisa
– Prefeitura Municipal de Concórdia
– Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia
– Secretaria Municipal de Agricultura
– Senadora Ideli Salvati
– Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados – Sindicarne
– Superintendência de Santa Catarina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
– União Brasileira de Avicultura – UBABEF

Personalidades Destaques – Outro momento  que marcou a solenidade foi a entrega dos troféus Personalidade Destaque Avicultura 2010 para o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Sérgio Turra, e Personalidade Destaque Suinocultura 2010 para o presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos – APCS, Valdomiro Ferreira Júnior.

A entrega deste prêmio é uma maneira que a Unidade encontrou para valorizar personalidades que contribuíram, e que continuam contribuindo, com a cadeia produtiva de suínos e aves. Ele é concedido a cada ano para uma categoria. Devido ao momento especial que a Embrapa Suínos e Aves vive, completando seus 35 anos, neste ano foram entregues às duas personalidades.

Fonte:
Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves
Contato (49) 3441.0400 – Ramal 454