23.06.2010

Diretores da FAPESC e do Instituto Consultor Social no Viveiro Escola em Areias de Cima, Biguaçu.

O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Santa Catarina), professor Diomário Queiroz esteve na manhã desta terça- feira, 22, em visita à sede do Viveiro Escola do Instituto Consultor Social, em Areias de Cima, Biguaçu. No espaço, a ONG com atuação nacional, desenvolve atividades de educação ambiental, capacitação de jovens para geração de renda, além de produzir mudas nativas do Bioma Mata Atlântica.

Além do professor Diomário, que já foi Reitor da UFSC e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, a comitiva era integrada pelos diretores Zenório Piana e Zilene Cardoso, além de Márcia Hoeltgbaum, coordenadora de projetos da FAPESC. A comitiva foi recebida pelos diretores do ICS, Octalício Neto, Rúbia Strapazzon e Eva Gularte que fizeram a apresentação das diversas atividades e projetos em desenvolvimento no Viveiro Escola de Biguaçu.

Após visitar as instalações e conhecer as mais de 60 espécies de mudas nativas da Mata Atlântica, o professor Diomário Queiroz e sua equipe demonstraram bastante interesse no desenvolvimento de uma parceria duradoura com o Instituto CS. Para o presidente da FAPESC, que se confessa um apaixonado por espécies nativas como o jacarandá, por sua florada e beleza paisagística, o trabalho desenvolvido em Areias de Cima é fundamental não apenas para a valorização socioambiental local, como também para contribuir com o desenvolvimento de atividades econômicas, como o paisagismo com espécies nativas, que além de não impactarem negativamente a natureza, geram renda direta para as comunidades.

O professor Diomário Queiroz vê um grande potencial no trabalho desenvolvido pelo ICS para o financiamento de projetos e o estabelecimento de parcerias com organismos de pesquisas nacionais e mesmo internacionais, além de universidades que podem ter nas ações práticas desenvolvidas pela ONG, rico material de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao meio ambiente e à sociedade como um todo.

Para a visita, que foi agendada com bastante antecedência, devido aos compromissos das autoridades envolvidas, foram também convidados o prefeito Castelo Dechamps – ausente por estar em Brasília -, o vice-prefeito Ramon Wollinger e o superintendente da FAMABI, Henrique Azevedo, sendo que estes dois últimos infelizmente também não estiveram presentes.

Fonte: Blog do Neto