24.03.2010

Representantes dos três estados do Sul do Brasil estarão reunidos em Porto Alegre (RS), de 26 a 28 de março, para debater as propostas a serem apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no mês de maio, em Brasília (DF).

Em Porto Alegre, a delegação de Santa Catarina apresentará suas propostas de trabalho e desafios para incentivar a política de inovação e o desenvolvimento regional sustentável do Estado, com base no relatório da III Conferência Estadual de CT&I, realizada em Joaçaba em novembro de 2009. Os relatores e coordenadores dos grupos de trabalhos também apresentarão os resultados alcançados até o momento.

A Regional Sul é a preparatória para a Conferência Nacional de CT&I, que acontecerá em Brasília, de 26 a 28 de maio, quando serão discutidas as ações voltadas ao incentivo da ciência, tecnologia e inovação para os próximos dez anos no Brasil. Para apresentar propostas que influenciarão a construção de uma política pública de CT&I para o desenvolvimento sustentável e o futuro da ciência no Brasil, a Conferência Regional Sul contemplará quatro eixos temáticos:

Eixo I: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;

Eixo II: Inovação na Sociedade e nas Empresas;

Eixo III: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas;

Eixo IV: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

COMO FUNCIONOU A CONFERÊNCIA DE CT&I DE SANTA CATARINA

O Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC) estabeleceu a criação de quatro comissões, constituídas de cinco grupos focados em temáticas ainda mais específicas. As comissões tiveram a tarefa de encaminhar propostas e sugestões, visando o incremento das atividades de CT&I para o desenvolvimento regional sustentável do Estado. As equipes foram divididas entre as seguintes comissões: Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação e Empreendedorismo; Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade em Áreas Estratégicas; e Desenvolvimento Social e Regional, mediante Ciência, Tecnologia & Inovação.

As propostas oriundas das discussões servirão como indicadores para melhor direcionar as chamadas públicas e os recursos de pesquisa. Iniciativas para vencer os desequilíbrios regionais, aproximar o conhecimento acadêmico das necessidades do setor produtivo, ampliar investimentos na educação fundamental e priorizar as políticas públicas de ciência e tecnologia já estão sendo exploradas, por meio dos grupos de trabalho.

DESTAQUES DA CETI-SC

Os participantes da Conferência de CT&I de Santa Catarina concluíram que a gestão é o principal fator para que o processo de inovação promova o desenvolvimento social, econômico e ecológico. Entre os assuntos explorados, destacou-se a inovação nas empresas como forma de aumentar as chances de sobrevivência e crescimento no mercado atual. Concluiu-se, ainda, que essa orientação também se aplica para outras atividades, sendo que a inovação deve acontecer nas áreas do governo, das instituições e das escolas.

As sugestões representaram novidades sobre o que estava sendo tratado pelo Estado e são reflexo do esforço conjunto de instituições, empresas e comunidade acadêmica. Professores sugeriram, por exemplo, quebrar barreiras entre instituições e empresas, a partir da criação de laboratórios institucionais destinados a atender e buscar aproximação com esse público. Enfatizou-se, ainda, a importância de dar ênfase à indústria de base – têxtil, couro, metalúrgica – no que se refere a inovações e novos materiais.

Conheça as conclusões das comissões da III Conferência de CT&I em Santa Catarina acessando relatorio_III_conferencia_CTI2009
Fonte: ACOM/Fundação CERTI e FAPESC