24.05.2010

As últimas novidades em tecnologias de autoidenticação para a logística no mercado nacional e internacional serão apresentadas na abertura da Semana da Indústria Senai/SC, que acontece entre os dias 25 e 27, de maio em Itajaí. O evento tem como público alvo empresários e profissionais e conta com uma série de palestras e atividades em comemoração do Dia da Indústria (25 de maio).

A Gtt, empresa de base tecnológica da Grande Florianópolis especializada em identificação por radiofrequência, foi convidada a abrir o evento junto com o Instituto Fraunhofer no Brasil, uma das mais conceituadas instituições de tecnologia na Alemanha. Tanto a empresa quanto o instituto são parceiros do Senai em projetos que visam desenvolver sistemas tecnológicos e mão de obra para otimizar o trabalho de indústrias catarinenses, além de permitir intercâmbios empresariais.

Para abrir a Semana da Indústria, o representante do Instituto Fraunhofer, Hannes Winkler, ministra a palestra “Logística – Competências para atingir vantagens competitivas e reagir às mudanças econômicas”. Em seguida, o diretor executivo da Gtt, Guido Dellagnelo, complementa com o tema “Rastreabilidade para o setor logístico através da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência)”.  “As questões relativas à segurança e rastreabilidade da cadeia logística estão na pauta das indústrias no mundo todo. Aqui no Brasil já temos um exemplo concreto de um porto seco, a Multilog em Itajaí, que está implementando a tecnologia RFID para gerenciamento de containeres no pátio”, explica Guido  Dellagnelo.

Foco no mercado

A parceria da Gtt com a unidade do Senai/SC em Itajaí está implementando a tecnologia RFID  em laboratórios na área de logística visando preparar mão de obra para atender as demandas locais, uma vez que a região é um importante centro portuário e de intensa atividade logística. No armazém didático do Centro de Referência em Logística, localizado em Itajaí, será aplicada a tecnologia, atendendo ao mercado das empresas de manufatura e prestadoras de serviço.

Pensando em contribuir com a difusão dessa tecnologia nos cursos técnicos e de qualificação nessa área, desde o início deste mês, profissionais especializados da Gtt treinam a equipe técnica da instituição em Itajaí. A expectativa é de que, já no segundo semestre, a tecnologia possa ser levada para as salas de aula. “O projeto é muito importante porque podemos repassar boas práticas aplicadas em nosso laboratório de armazenagem para as indústrias locais que tem demanda para esses serviços”, avalia o professor e consultor de empresas do Senai/SC, Rafael Eduardo da Cruz.

Fonte: 1 via