24.06.2010

Ficou mais fácil para alunos de graduação simularem o funcionamento de empresas e criarem planos de negócios. Isso e muito mais pode ser feito dentro da sala de aula ou em casa com o uso do Ambiente Empreendedor, Software WEB de Simulação para Ensino do Empreendedorismo.

Ele está sendo usado por dez turmas da FURB (Universidade Regional de Blumenau), nos cursos de Administração, Engenharia, Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Outras cinco turmas pretendem testá-lo em futuras aulas de Empreendedorismo. O software foi desenvolvido no Departamento de Sistemas e Computação e no Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, a partir de uma iniciativa do Prof. Dr. Oscar Dalfovo. Ele orientou bolsistas de iniciação científica contemplados com recursos do CNPq, da FURB e do governo estadual, via FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

O estudante de Ciência da Computação, Airan Arinê Possamai, é o programador responsável pelo aplicativo online. Ele apresentou o software no Simpósio Sul Brasileiro de Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (SIMBATIC), chamando atenção de muitos participantes do evento promovido neste mês em Rio do Sul, na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. “Os próprios palestrantes gostaram do ambiente, tanto que pensamos em disponibilizá-lo logo, na UNIDAVI”, diz o Prof. Dr. Dalfovo. “Nós queremos melhorar o ambiente e liberá-lo para uso nas instituições de ensino superior de Santa Catarina, a princípio, e futuramente nas IES do país, se possível gratuitamente.”

Reduzindo riscos

O acesso à internet está revolucionando a aprendizagem, mas faltava uma ferramenta para auxiliar estudantes a montar planos de negócios (modelos de planejamento capazes de diminuir os riscos do projeto, reduzindo a mortalidade de empresas, além de embasar a tomada de decisões e a programação de ações futuras). O Ambiente Empreendedor preenche esta lacuna do mercado por viabilizar a participação de um volume maior de usuários do que aquele comportado pela maioria dos sistemas empresariais, e funcionar bem em navegadores diversos, como Apple Safári, Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox. Vantagens adicionais incluem o auxílio na comunicação entre os “sócios” da empresa e entre o professor e o aluno.

Com o software, estudantes da FURB geraram 127 planos de negócios nos últimos dois anos, e com eles analisaram as possibilidades de êxito de empresas de base tecnológica. Com esta experiência e outras noções aprendidas nas aulas de Empreendedorismo, eles têm mais chances de se tornarem pequenos empresários após concluírem a graduação. “Entrevistamos 546 egressos da FURB e 24% daqueles que cursaram a disciplina se tornaram empreendedores, o dobro do percentual nacional estimado pela ANPROTEC, revela o Prof. Dr. Dalfovo, referindo-se à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. Esta conclusão integra a dissertação de mestrado defendida em junho, por Célio Luiz Valcanaia.

A FAPESC garantiu a continuidade dos trabalhos sobre o Ambiente Empreendedor aprovando outro projeto correlato por meio da Chamada Pública FAPESC 12/2009 – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina. A verba servirá para comprar um servidor e ajudar a disseminar o software, considerado “um case de sucesso” pelo Prof. Dr. Dalfovo, o qual acumula dois doutorados feitos na Universidade Federal de Santa Catarina (em Ciência da Computação e em Engenharia e Gestão do Conhecimento).

Colegas da UFSC e da UNIDAVI já manifestaram interesse pelo aplicativo, bem como técnicos do Ministério da Educação e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Eles conheceram a ferramenta em 2009, numa apresentação realizada por Fábio Rodrigues Schirmann. Este aluno divide com Thalysom Ricardo Feiler Hafemann e Airan a autoria de um artigo concluído neste ano, com os resultados de pesquisas conduzidas com bolsas da FAPESC, CAPES e do CNPq.

O Ambiente Empreendedor foi desenvolvido com foco na interação do usuário com a ferramenta, utilizando a técnica para desenvolvimento de software WEB, AJAX, para produção da interface. A linguagem de programação PHP foi utilizada para funcionalidades do sistema, e banco de dados MySQL para armazenamento do conteúdo. Para saber mais sobre o ambiente, acesse o site http://www.inf.furb.br/~dalfovo/Empreendedor/ ou entre em contato com o Prof. Dr. Oscar Dalfovo pelo e-mail odalfovo@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc