25 anos de internet acadêmica serão comemorados no Workshop de Tecnologia de Redes

A 5ª Edição do WTR (Workshop de Tecnologia de Redes) do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Santa Catarina (PoP-SC/RNP) e da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa da região de Florianópolis (REMEP-FLN) ocorrerá entre os dias 24 e 26 de outubro de 2017 em Florianópolis no SENAI/CTAI, com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Neste ano, o evento terá minicursos e apresentações sobre Segurança da Informação. Também será aproveitada a oportunidade para relembrar e comemorar os 25 anos da Internet Acadêmica em Santa Catarina, da criação do PoP-SC/RNP, da RCT-SC (Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia), operada pela FAPESC,  e dos 10 anos de REMEP-FLN (Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis).

 

No primeiro dia serão realizados 5 minicursos voltados para área de Segurança da Informação. No segundo, haverá palestras e um painel em comemoração aos 25 anos da Internet Acadêmica de Santa Catarina. No terceiro dia, será promovida uma reunião com os gestores de TI das instituições de ensino superior e pesquisa do estado com objetivo de discutir os principais problemas envolvendo as redes de comunicação e serviços e são definidas estratégias e projetos para o próximo ano.

Este evento é voltado a gestores e técnicos da área de tecnologia da informação das instituições conectadas ao PoP-SC/RNP, REMEP-FLN e RCT-SC. A programação completa pode ser acessada neste link.

 

Fortalecer parcerias

“O principal objetivo do WTR é promover a melhoria contínua das redes de computadores e serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) utilizados pelas instituições de ensino superior e pesquisa de Santa Catarina”, disse Edison Tadeu Lopes Melo, da SETIC (Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)e organizador do Workshop de Tecnologia de Redes.  “O compromisso do evento é fortalecer as parcerias existentes dentro da comunidade acadêmica, entre instituições usuárias e as próprias redes em si, visando melhorar os serviços prestados e buscar levar ao estado redes de alta qualidade. Este evento aproxima as instituições usuárias aos gestores das redes acadêmicas, tanto na abrangência metropolitana, quanto estadual e nacional. O evento conta com a participação de representantes do PoP-SC/RNP, REMEP-FLN, RCT-SC/FAPESC,  (Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia) e RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).”

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC