25.02.2010

O presidente da Fapesc, Diomário Queiroz, abriu hoje (25 de fevereiro), uma palestra sobre o Gartner Technology Business Research, líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. O evento “Cenários do Gartner: o estado atual e futuro da tecnologia de informação”, com Moacyr Portinho de Abreu Gomes, Diretor Executivo do Gartner da América Latina, aconteceu no Centreventos Ministro Renato Archer, no prédio do CELTA, no ParqTec Alfa, em Florianópolis.

No encontro, o público teve informações valiosas e ainda não divulgadas acerca de pesquisas tecnológicas e dos cenários da pós-crise 2008-2009, como também importantes temas do planejamento de TI para os próximos anos. Entre eles, as tendências de longo prazo para a organização de TI, as condições econômicas que irão influenciar os executivos de TI e de negócios em 2010 e 2011 e onde os empresários investirão seus futuros orçamentos.

Dentre as principais pautas do encontro estava a inovação de negócios para a área de TI. “O profissional de TI deve ter um olho na área técnica e o outro na área de negócios, e não estamos acostumados a fazer isto ainda”, fala Moacyr Gomes. Ele cita como um importante exemplo a falta de marketing nas ações de TI e adianta uma importante recomendação para as empresas que estão crescendo: “é preciso se expor ao mercado e mostrar os resultados positivos do seu negócio”.

Moacyr Gomes possui ampla experiência na prestação de serviços consultivos e de apoio em problemas complexos enfrentados pela comunidade de executivos de TI. Ele antecipa que serão apresentadas uma série de produtos, serviços e tendências da área de economia e TI, entre elas as tecnologias que estão em voga para os executivos de todo o mundo e as questões estratégicas que os profissionais desta área se preparam para resolver a partir deste ano.

Nova fase – A SUCESU-SC completa 36 anos e a série Cenários 2010 faz parte do novo rol de ações da organização para ampliar sua atuação junto ao setor de TI no Estado. Através do Cenários, a SUCESU-SC promoverá encontros exclusivos entre executivos de empresas de TIC e líderes de instituições ligadas à área com renomados especialistas da economia, da sociedade e da tecnologia no Brasil e no mundo.

Por meio de ações que envolvem governo, empresas, universidades e imprensa, a SUCESU-SC apresenta projetos de vanguarda e uma estrutura inovadora, mais ágil e com novos serviços para os usuários de TI de Santa Catarina.

“A SUCESU-SC entra em uma nova fase em 2010 e sente-se honrada em trazer para Florianópolis o primeiro evento  do ano para nossos executivos e gestores de TI. O Gartner é uma importante fonte e um grande parceiro que, ao aceitar a capital de Santa Catarina para a primeira divulgação de seus dados e analise de tendências, confere o importante patamar tecnológico do Estado”, afirma Carlos Eduardo Nascimento, presidente da SUCESU-SC.