25.06.2010

O auditório da Epagri, em Florianópolis, foi sede da primeira reunião ordinária do Fórum Catarinense de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, realizada na manhã do dia 24 de junho. O Grupo Técnico Científico de Prevenção a Catástrofes Naturais em SC (GTC) foi representado pelos coordenadores técnicos Hugo Braga (pesquisador da Epagri/Ciram) e Zenório Piana (Diretor de Pesquisa Agropecuária da Fapesc), além do Diretor da Epagri Edson Silva, que é secretário executivo do Grupo.

A Epagri foi representada pelo seu presidente Luiz Hessmann, o diretor Edson Silva e o chefe da Epagri/Ciram Sergio Zampieri, que palestrou sobre as ações da Empresa frente às mudanças climáticas. Ele relatou as pesquisas desenvolvidas que, entre outros objetivos, projetam os impactos que as mudanças climáticas podem causar na agricultura e no regime hidrológico catarinenses.

O Fórum Catarinense de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade foi criado pelo Decreto nº 3.273, de 21 de maio de 2010. É presidido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Cesar da Costa. Compareceram à reunião cerca de 30 membros, representantes de órgãos do governo do Estado, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil.

Segundo Braga, essa primeira reunião ordinária serviu basicamente para o grupo definir a composição das três câmaras temáticas do Fórum: mitigação, adaptações, e pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: Gisele Dias
Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
(48) 3239-8160 / 9989-2992